segunda-feira, 2 de março de 2015

USS Fort Worth efetua primeiro contato no mar usando protocolo "CUES"


O USS Fort Worth (LCS 3) realizou seu primeiro Code for Unplanned Encounters at Sea (CUES) com um navio de guerra da marinha chinesa (PLAN), a USN anunciou em 26 de fevereiro .

A atividade foi realizada em águas internacionais no Mar da China, dia 23 de fevereiro, com a fragata de mísseis guiados Hengshui (572) Type 054A da classe Jiangkai II .

O "CUES" foi ratificado por unanimidade pelos 25 países da Ásia-Pacífico em 2014. O conjunto de protocolos, projetado para melhorar a compreensão e fortalecer a confiança entre as marinhas, é composto por frases padronizadas para os navios de guerra e aviões usar em encontros inesperados, com o objetivo de evitar que quaisquer tensões se transformem em conflitos.

"O "Fort Worth" e a "Hengshui" estavam realizando operações de rotina no mar, quando notaram um ao outro e iniciou o uso do protocolo CUES," segundo o Tenente Lauryn Dempsey. "O LCS-3 Fort Worth estava se dirigindo para o norte afim de participar do exercício anual 'Foal Eagle', entre a USN e a Coréia do Sul.

"Ao longo de alguns dias, tanto o "Fort Worth" como a "Hengshui" saudaram um ao outro através do rádio de acordo com o protocolo", disse o tenente Dempsey, que acrescentou que as trocas foram breves e profissionais.

O LCS-3 "Fort Worth", esta baseado atualmente na Base Naval de Changi em Cingapura. O navio esta equipado para guerra de superfície, o que inclui um helicóptero Sikorsky MH-60R Seahawk, um VANT Northrop Grumman MQ-8B Fire Scout, e dois barcos infláveis de 11 m de casco rígido . O navio também está armado com duas metralhadoras Bushmaster Mk 46 Mod-2 de 30 milímetros, um canhão de 57 milímetros, e um sistema lançador de mísseis Raytheon RIM-116 21.

Fonte: GBN GeoPolítica Brasil com agências de notícias

0 comentários:

Postar um comentário