sábado, 21 de março de 2015

Japão e EUA fazem homenagem aos 70 anos da Batalha de Iwojima

O Japão e os Estados Unidos realizaram uma cerimônia, neste sábado (21), para marcar os 70 anos da sangrenta batalha de Iwojima, perto o fim da Segunda Guerra Mundial.
Pela primeira vez, os japoneses enviaram dois ministros de Estado à cerimônia anual: o titular da pasta do Bem-estar Social, Yasuhisa Shiozaki, e o da Defesa, Gen Nakatani.
Paralelamente ao evento, Nakatani conversou com o secretário da Marinha americana, Ray Mabus, segundo a agência Kyodo News.
Em uma das mais intensas batalhas travadas no Pacífico na Segunda Guerra, cerca de 22.000 japoneses e 6.800 soldados americanos morreram em apenas 35 dias em 1945, quando marines tomaram a ilha, oficialmente denominada "Iwo-to", 1.250 km ao sul de Tóquio.
Uma foto das tropas americanas erguendo a bandeira dos Estados Unidos no ponto mais alto da ilha, o Monte Suribachi, virou um símbolo da vitória americana na guerra.
Veteranos e familiares dos mortos em combate discursaram na cerimônia, enaltecendo a unidade das duas nações, acrescentou a agência Kyodo.
Fonte: AFP via G1 notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger