quinta-feira, 19 de março de 2015

Ossétia assina acordo de integração com a Rússia

Um bilhão de rublos (cerca de 16,5 milhões de dólares) serão destinados à concretização de um acordo de união e integração entre a Rússia e a Ossétia do Sul, de acordo com a agência Interfax.
O acordo foi assinado em Moscou nesta quarta-feira (18) entre o presidente russo Vladímir Pútin e seu homólogo osseta, Leonid Tibilov.
O documento prevê a criação de uma zona comum de defesa e segurança pelos dois países, abertura das fronteiras, integração dos órgãos alfandegários, cooperação entre órgãos de assuntos internos e simplificação nos procedimentos para a obtenção de cidadania russa e previdência social, inclusive aposentadorias.
"Estou convencido de que a assinatura hoje do acordo sobre união e integração abre uma nova página nas nossas relações e, sem dúvida, elevará nossos contatos para o mais alto e qualificado nível", afirmou Pútin.
Com o acordo, ficarão estabelecidas as bases para uma parceira mais próxima entre os países nas áreas econômica e humanitária, assim como em questões de política externa, defesa e segurança junto à manutenção da soberania estatal da Ossétia do Sul.
Ele terá duração de 25 anos com possibilidade de renovação por períodos de 10 anos.
Sem anexação
Para o chefe de departamento do Instituto do Cáucaso, Vladímir Evseev, não se deve considerar a assinatura como uma anexação da Ossétia do Sul à Rússia.
"Isso diz respeito a uma cooperação muito estreita, mas não a anexação. A Ossétia do Sul se mantém um país independente", disse Evseev à Gazeta Russa.
Segundo ele, o acordo é de extrema importância para a sobrevivência do território como Estado.
"Devido à pequena população do território, ele simplesmente não pode assegurar a defesa das fronteiras por si só. Isso também será importante no plano do desenvolvimento econômico. É preciso eliminar o lacuna entre o nível de vida na Ossétia do Norte e na do Sul, pois, do contrário, em breve não sobrará gente por lá."
O analista político relembra que inicialmente foram colocadas duas opções de acordo. A primeira, rejeitada por Moscou, propunha a total perda de independência pela Ossétia do Sul.
A independência da Ossétia do Sul de território georgiano é reconhecida somente pela Rússia, Nicarágua, Venezuela, Nauru, Vanuatu e Tuvalu, além das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk, na Ucrânia.
Sua luta por soberania se estende desde 1989, e alcançou o ápice em 2008, quando resultou na guerra russo-georgiana.
O território, assim como o da Abecásia, depende de ajuda econômica russa para sobreviver.
Fonte: Gazeta Russa
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger