quinta-feira, 19 de maio de 2016

Avião da EgyptAir desaparece em voo Paris-Cairo; Grécia encontra coletes salva-vidas

Um avião da empresa EgyptAir com 66 passageiros e tripulantes a bordo que decolou de Paris para o Cairo desapareceu dos radares sobre o mar Mediterrâneo nesta quinta-feira, e a Grécia afirmou que a aeronave realizou guinadas repentinas antes de dar um mergulho no ar e sumir dos sensores.
O Ministério da Aviação Civil do Egito informou que autoridades gregas encontraram "materiais flutuantes" e coletes salva-vidas possivelmente do avião. Fontes da Defesa da Grécia disseram à Reuters que encontraram pedaços de plástico e dois coletes salva-vidas no mar, a 370 quilômetros da ilha de Creta.
"Tudo que posso dizer é que nossa embaixada em Atenas nos disse que foi contactada por autoridades gregas, que disseram que encontraram destroços brancos e azuis correspondentes às cores da EgyptAir", disse o embaixador egípcio na França, Ehab Badawy, à TV francesa BFM. No entanto, fontes gregas disseram à Reuters que o material que encontraram até o momento não era azul e branco.
Caso confirmada a possibilidade dos destroços serem do avião, a descoberta pode ajudar a providenciar pistas sobre o incidente.
O primeiro-ministro egípcio, Sherif Ismail, disse que ainda é muito cedo para descartar qualquer hipótese, inclusive um ataque como aquele a que se atribuiu a queda de um avião de passageiros russo sobre a península egípcia do Sinai no ano passado.
Autoridades da companhia aérea e do departamento de aviação civil do Egito disseram à Reuters acreditar que o avião caiu no Mediterrâneo entre a Grécia e Egito.
Em Atenas, o ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, disse que o avião fez guinadas repentinas e deu um mergulho no ar antes de desaparecer.
A Grécia enviou aeronaves e uma fragata à área para ajudar com as buscas. Uma fonte do Ministério da Defesa disse que as autoridades também estão investigando o relato do capitão de um navio mercante que descreveu uma "chama no céu" cerca de 130 milhas náuticas ao sul da ilha de Cárpatos.
De acordo com o diretor da aviação civil da Grécia, os chamados de controladores de tráfego aéreo gregos ao avião pouco antes de o voo deixar o espaço aéreo grego não obtiveram resposta, e a aeronave desapareceu das telas dos radares pouco tempo depois.
A aeronave levava 56 passageiros –incluindo uma criança pequena e duas crianças de colo– e 10 tripulantes, segundo a EgyptAir. Entre eles havia 30 egípcios e 15 franceses, além de cidadãos de 10 outras nacionalidades.
Indagado se pode descartar a ação de terroristas no incidente, Ismail afirmou aos repórteres: "Não podemos excluir nada a esta altura nem confirmar nada. Todas as operações de busca precisam se concluídas para que saibamos a causa".
Em Paris, o presidente francês, François Hollande, também disse que a causa continua desconhecida. "Infelizmente as informações que temos... nos confirmam que o avião caiu e está perdido", disse. "Nenhuma hipótese deve ser descartada, e nenhuma pode ser cogitada mais do que as outras".
Com seus sítios arqueológicos e seus balneários no mar Vermelho, o Egito é um destino popular entre turistas ocidentais. Mas a indústria foi duramente afetada pela queda de um avião da empresa russa Metrojet em outubro passado, que matou todas as 224 pessoas a bordo, por insurgentes islâmicos e por uma série de ataques com bombas.

SEM RESPOSTAS
    
Os controladores de tráfego aéreo gregos conversaram com o piloto enquanto o avião sobrevoava a ilha de Ceos, o que se acredita ter sido a última transmissão da aeronave, e nenhum problema foi relatado.
Mas pouco antes de o controle ser transferido para o espaço aéreo do Cairo, chamados para o avião ficaram sem resposta, e ele desapareceu dos radares pouco depois de deixar o espaço aéreo grego, contou Kostas Litzerakis, diretor do departamento de aviação civil da Grécia, à Reuters. 
"Durante o procedimento de transferência para o espaço aéreo do Cairo, cerca de sete milhas antes de a aeronave entrar no espaço aéreo do Cairo, os controladores gregos tentaram faze contato com o piloto, mas ele não estava respondendo", disse.
No aeroporto do Cairo, autoridades conduziam familiares dos passageiros e tripulantes a uma área de espera fechada.
A EgyptAir disse em sua conta no Twitter que o voo MS804 partiu de Paris às 23h09 no horário local e desapareceu às 02h30 a uma altitude de 11.280 metros no espaço aéreo egípcio, a cerca de 280 quilômetros da costa do Egito, onde deveria pousar às 03h15.
Em Paris, uma fonte da polícia disse que investigadores estão entrevistando funcionários que estavam de plantão no aeroporto de Roissy na noite de quarta-feira para descobrir se ouviram ou viram algo suspeito. "Estamos nos primeiros estágios aqui", disse a fonte.
O tempo estava limpo no momento em que o avião desapareceu, de acordo com a Eurocontrol, a rede de tráfego aéreo europeia.
O departamento de aviação civil da Grécia divulgou nesta quinta-feira um relato detalhado dos momentos que antecederam o desaparecimento de uma aeronave egípcia da companhia EgyptAir sobre o espaço aéreo egípcio depois de sobrevoar o território grego.
Os registros estão no horário local, seis horas à frente do horário de Brasília.
02:24 – Voo 804 da EgyptAir de Paris para o Cairo entra no espaço aéreo grego, controle de tráfego aéreo concede permissão para o restante do trajeto.
02:48 – O voo é transferido para o setor de controle de tráfego aéreo seguinte e é liberado para sair do espaço aéreo grego. "O piloto estava de bom humor e agradeceu o controlador em grego".
03:27 – O controle de tráfego aéreo de Atenas tenta fazer contato com a aeronave para fornecer informações sobre a troca de comunicações e controle de Atenas para o controle de tráfego aéreo do Cairo.
Apesar dos chamados repetidos, a aeronave não responde, momento em que o controlador de tráfego aéreo ativa a frequência de alerta, sem obter resposta da aeronave
03:29 – A aeronave está sobre o ponto de saída do espaço aéreo grego.
03:39:40 – O sinal da aeronave é perdido aproximadamente sete milhas náuticas a sul/sudeste do ponto KUMBI, dentro da Região de Informação de Voo (FIR) do Cairo.
    
A assistência de radares da Força Aérea grega é solicitada imediatamente para detectar o alvo, sem resultado.
03:45 – Os processos de busca e resgate são iniciados, e simultaneamente se informa a Região de Informação de Voo do Cairo.

O ministro da Aviação Civil do Egito, Sherif Fethy, disse que um ataque terrorista é um motivo mais provável do que uma falha técnica para o desaparecimento de uma aeronave da EgyptAir nesta quinta-feira.
Não havia questões de segurança conhecidas sobre passageiros a bordo do avião, mas investigações estão sendo realizadas, disse o ministro durante entrevista coletiva.
O ministro disse que, no entanto, é cedo para tirar conclusões sobre a causa desaparecimento do avião.

Destroços foram encontrados no Mar Mediterrâneo após a queda, mas ainda não há certeza se eram do avião.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger