segunda-feira, 25 de maio de 2015

Japoneses protestam contra base aérea dos EUA


Vários milhares de pessoas na capital do Japão, Tóquio, protestam este domingo (24) contra a base aérea norte-americana.
Habitantes de Okinawa protestam contra a transferência da base aérea dos EUA na cidade de Okinawa e a construção de uma nova no mesmo lugar. Eles exigem a retirada das tropas norte-americanas da prefeitura.


Na base de Okinawa estão agora cerca de 27 mil soldados dos EUA. A base aérea de Futenma está localizada perto da área residencial e, só em Março, partes de aviões norte-americanos caíram duas vezes, criando ameaça aos residentes da cidade.


A transferência da base para um lugar menos povoado criará ainda mais problemas: a parte da linha costeira em Henoko deverá alagar cerca de 160 hectares. Os residentes da área mostram preocupação com o meio ambiente, alertando que recifes de coral podem ser danificados.

Nos finais de março, o governador de Onaga proibiu a perfuração experimental no fundo do mar perto de Henoko, mas os militares dos EUA fizeram com que o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão anulasse o decreto.

Fonte: Sputnik News 

0 comentários:

Postar um comentário