sexta-feira, 8 de maio de 2015

Bandeira da Rússia pela primeira vez no desfile do Dia da Vitória no Brasil


Foi realizada nesta sexta-feira, 8, a cerimônia de comemoração dos 70 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história a bandeira russa foi incluída no evento.
Anteriormente, o ministro da defesa do Brasil, Jaques Wagner, havia determinado que a bandeira da Federação Russa estaria presente no desfile militar comemorativo dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial. Como de hábito, o desfile foi realizado junto ao Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Mesmo com o papel fundamental da Rússia na vitória sobre a Alemanha nazista durante o período de 1941-1945, a bandeira russa ainda não havia sido incluída em nenhuma cerimônia do Dia da Vitória no Monumento aos Pracinhas. 
A bandeira da Federação Russa foi empunhada pelo pelotão dos fuzileiros navais, responsável pela condução dos pavilhões de todos os 45 países igualmente considerados vitoriosos no maior conflito mundial do século XX.

Participaram do evento membros do alto comando das três forças militares, veteranos da Segunda Guerra Mundial, representantes do Consulado-geral da Rússia no Rio de Janeiro, além de membros da comunidade russa na cidade. O ministério da Defesa do Brasil foi representado pelo Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luis Rossato.

Em entrevista à agência Sputnik Brasil, o cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Andrey Budaev, declarou que a comemoração dos 70 anos da Vitória na Segunda Guerra Mundial “é uma grande festa não só para a Rússia e para outros países da coalizão anti-Hitler, mas para toda a humanidade civilizada”. Segundo ele, “a Segunda Guerra Mundial foi uma vitória da vida sobre a morte, uma vitória da democracia sobre o ódio, pois o plano dos fascistas era de destruir não somente países inteiros, mas os seus povos também”. 

O cônsul também destacou a participação inédita da bandeira russa no desfile do Dia da Vitória no Rio de Janeiro.


“Este dia é muito importante para nós, pois pela primeira vez nos últimos anos a bandeira da Federação Russa está sendo apresentada oficialmente neste evento, sendo este o país que trouxe a decisiva e principal contribuição para a Vitória contra o fascismo, que perdeu não somente soldados e oficiais militares, mas também a população civil, levando 27 milhões de pessoas à morte”, disse o cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro. 

Andrey Budaev não deixou de fazer votos para que a bandeira russa participe de forma permanente na cerimônia anual do desfile da Vitória. “Esperamos que isso não seja uma situação única ligada à data comemorativa de 70 anos da Vitória, mas que se torne uma tradição dos nossos parceiros brasileiros, que a bandeira russa sempre tome parte neste importante evento”, concluiu.      
Fonte: Sputnik News

0 comentários:

Postar um comentário