domingo, 10 de maio de 2015

Agência dos EUA procurou alemães para espionar Siemens, diz jornal

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) tentou espionar o grupo industrial Siemens com a ajuda da inteligência alemã, informou o jornal 'Bild' em um novo episódio potencialmente constrangedor para a chanceler Angela Merkel.
Alegações de que a agência de inteligência alemã BND ajudou a NSA a espionar autoridades europeias e empresas coloca sob tensão a coalizão de governo da Alemanha, que compreende os conservadores de Merkel e os social-democratas de centro-esquerda.
O escândalo também prejudicou a aprovação de Merkel, cujo gabinete é responsável pelo serviço de inteligência.
A espionagem por agências estatais é uma questão delicada na Alemanha devido a abusos do passado contra os direitos de privacidade cometidos pelos nazistas e pela polícia secreta Stasi, da Alemanha Oriental.
Em sua reportagem, no domingo, o Bild am Sonntag disse que a NSA tinha pedido a funcionários do BND para espionar a empresa de defesa europeia Airbus e a Siemens.
A NSA teria justificado o seu pedido dizendo que a Siemens tinha uma parceria com a agência de inteligência russa e que a empresa com sede em Munique tinha fornecido tecnologia de comunicação dentro desse contexto, disse o jornal.
Em um comunicado enviado à Reuters, um porta-voz da Siemens rejeitou a alegação NSA sobre uma conexão com a Rússia. O Bild am Sonntag acrescentou que não ficou claro se o BND aceitou o pedido da NSA. A agência alemã ainda não comentou o assunto.
Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger