sábado, 14 de setembro de 2019

Turquia pode comprar Patriot dos EUA, diz Erdoğan

Ancara discutirá a compra de mísseis Patriot dos EUA em uma reunião entre os líderes dos dois países no final deste mês, disse o presidente da Turquia na última sexta-feira (13).
"Eu disse que, independentemente do pacote do sistema S-400 que obtivermos, podemos comprar uma certa quantidade de Patriots", disse o presidente Recep Tayyip Erdoğan à agência de notícias Reuters durante entrevista em Istambul.
"Mas eu disse que temos que ver se as condições correspondem pelo menos aos S-400", acrescentou Erdoğan.
Erdoğan havia falado anteriormente sobre a compra de Patriots com Donald Trump durante um telefonema e os dois discutirão o assunto com mais detalhes nas reuniões da Assembléia Geral da ONU em Nova York no final deste mês.
"Na minha opinião, um país como os EUA não vão mais querer ferir sua aliada Turquia. Isso não é um comportamento racional", disse Erdoğan, que expressou esperança de que seu vínculo pessoal com Trump supere a atual crise entre dois países.
“Isso não é uma ofensa, mas um sistema de defesa. A Turquia precisa desse sistema de defesa ”, afirmou.
Sublinhando que Trump culpa o governo Obama por se recusar a assinar um acordo com a Turquia para vender o sistema de mísseis Patriot, Erdoğan disse: "É impossível pensar que ameaças de sanções reflitam a realidade".
Ele também reiterou que a Turquia cuidaria de si mesma se Washington continuasse sua posição atual sobre a exclusão da Turquia do programa F-35 JSF.
Destacando que a Rússia apóia a Turquia na indústria de defesa, Erdoğan enfatizou que a Rússia ofereceu à Turquia a venda de caças Su-57 e Su-35.
Em julho, os EUA suspenderam o envolvimento da Turquia no programa dos caças F-35, dizendo que a compra do sistema russo de defesa aérea S-400 poderia pôr em risco a aeronave, uma alegação que a Turquia negou consistentemente.
A Turquia produz algumas partes do F-35 e é parceira do programa JSF. Ele alertou que qualquer esforço para removê-lo da cadeia de produção seria muito caro.
"Apoiamos pessoas que tem migrado de Idlib no momento para a República Turca com a Agência de Gerenciamento de Desastres (AFAD) e o Crescente Vermelho, tentando fornecer todos os tipos de ajuda", disse Erdoğan.
Ele afirmou que já havia 3,6 milhões de refugiados sírios na Turquia e Ancara não pode mais receber migrantes, e acrescentou que o Ocidente não tem esse problema.
Erdoğan enfatizou que a Turquia realizará uma cúpula sobre Idlib em Ancara na segunda-feira (16), onde conversações com a Rússia e o Irã serão realizadas em uma trégua duradoura em Idlib.
O objetivo não era apenas uma trégua instantânea, mas uma forma de acabar com a migração, fornecer um cessar-fogo e acabar com as redes terroristas na área, disse ele.
O Presidente Erdoğan afirmou que a UE não cumpriu os seus compromissos com as despesas e que a Turquia não permaneceria calada diante da UE.
"Esse número agora é de 3 bilhões de euros. A UE prometeu ajuda de 6 bilhões de dólares (6,6 bilhões de dólares) para melhorar as condições de vida dos refugiados sírios na Turquia, mas apenas 2,22 bilhões de dólares (2,45 bilhões de dólares) foram desembolsados ​​até junho deste ano, segundo, a Turquia gastou mais de 40 bilhões de dólares até agora ", disse ele.
Ele observou que teve uma reunião com a chanceler alemã Angela Merkel durante a semana e também se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron e que as discussões continuariam em Nova York.
Ele disse que a criação de uma zona segura garantirá que os migrantes na Turquia retornem para suas próprias terras e que haja todos os tipos de educação, saúde e abrigo em suas próprias terras.
“É a Turquia que está lutando com esses grupos terroristas, somos seu parceiro na Otan”, afirmou.
"Estamos fartos de explicar isso... acho que Trump deve nos entender", acrescentou Erdoğan.

GBN Defense News - A informação começa aqui
Com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger