quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Itália se junta ao Reino Unido e Suécia no desenvolvimento do Tempest


O governo italiano assinou nesta terça-feira (10) uma declaração de intenções para colaborar no "Programa Tempest", o qual objetiva a concepção de uma aeronave de 6ª Geração. A assinatura ocorreu  durante o DSEI, importante evento internacional de defesa.

“A Declaração de Intenção compromete os dois governos a desenvolver ainda mais suas capacidades no setor de combate aéreo. É o resultado de um Estudo Conjunto de Viabilidade, lançado após a publicação da Estratégia Aérea de Combate do Reino Unido no Farnborough Air Show em julho de 2018”, afirma o comunicado do Ministério da Defesa italiano.

De acordo com as autoridades de defesa italianas, o estudo chegou à conclusão de que o Reino Unido e a Itália parceiros naturais no setor de defesa, graças à colaboração entre os países, em particular, entre a Força Aérea Italiana e a Royal Air Force que empregam a mesma aeronave: ..."ambos operam com o Eurofighter Typhoon e o F-35, tendo ainda operado há três décadas também o  Panavia Tornado. O emprego dos mesmos sistemas de armas permitiu que as duas armas aéreas desenvolvessem uma visão comum sobre doutrina, treinamento e desenvolvessem uma experiência operacional semelhante: isso significa que a Itália e o Reino Unido compartilham os mesmos objetivos e sabem como é necessário trabalhar na próxima geração de aeronaves de combate. Além disso, as indústrias aeroespaciais de ambas as nações cooperam há 50 anos no desenvolvimento e suporte de aeronaves de combate, tendo como marco programas como o Panavia Tornado e Eurofighter Typhoon."

O Programa Tempest é uma colaboração entre o governo britânico e as industrias BAE Systems, Rolls-Royce, MBDA e Leonardo. A Suécia ingressou oficialmente no programa em julho deste ano, portanto, a Itália é o terceiro país a ingressar como parceiro do programa.

O Reino Unido planeja investir aproximadamente 2 bilhões de libras esterlinas para financiar os estágios iniciais do programa de desenvolvimento do “Tempest”. A entrada de novos parceiros como a Suécia e a Itália, são cruciais para que seja viável o desenvolvimento da nova aeronave de combate europeia, representando maiores recursos para o desenvolvimento de tecnologia, além de representar um aumento no mercado, o que irá diluir ainda mais o custo final de produção, uma vez que a maior demanda reduz o custo unitário.

 “As decisões iniciais sobre o desenvolvimento serão confirmadas até o final de 2020, antes que as decisões finais de investimento sejam tomadas até 2025. O objetivo é que uma plataforma de próxima geração tenha capacidade operacional até 2035”, disse o Ministério da Defesa britânico em comunicado à imprensa.

O ingresso italiano no desenvolvimento do “Tempest” era previsível, uma vez que a italiana Leonardo figura entre os conglomerados de defesa envolvidos no desenvolvimento do novo caça. Outro ponto favorável ao posicionamento italiano, é a histórica parceria com Reino Unido, sendo digno de nota a capacidade tecnológica adquirida pela indústria de ambos os países com o desenvolvimento do Programa JSF, resultando no caça de 5ª Geração F-35, sendo essa expertise de extrema importância para o desenvolvimento da nova aeronave europeia.

Há grande possibilidade de que a Alemanha e a França possam vir a embarcar no "Programa Tempest", tendo em vista que ambos estão trabalhando no desenvolvimento conjunto de uma nova aeronave de combate, o que pode levar a decisão de se unir ao programa britânico, visto que já congrega como parceiros a Suécia e a Itália. Vale lembrar que programas como estes envolvem enormes custos de desenvolvimento, o que levanta a necessidade de uma determinada demanda no mercado para que o custo final não se torne proibitivo, o que pode no final dificultar demasiadamente a exportação da mesma e a capacidade de sustentar os seus custos de aquisição e operação.

Estamos acompanhando as informações sobre esse que promete ser um dos maiores programas de defesa europeus desta metade do século XXI, o GBN Defense News esta atento as tendências do mercado de defesa.


GBN Defense News - A informação começa aqui
Com agências de notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger