sábado, 21 de fevereiro de 2015

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Europa

O foguete VS-30/Orion, que utiliza um motor brasileiro no primeiro estágio, lançou com sucesso o experimento atmosférico europeu ICI-4. O lançamento foi realizado às 23h06 (horário local) de ontem, da base de Andoya, na Noruega.
O experimento lançado pelo foguete foi desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de investigar os efeitos dos fenômenos da aurora boreal nos sistemas de navegação e comunicação por satélite que atuam sobre a região da América do Norte.
Ao encontrar as causas dessas interferências, os cientistas acreditam que poderão estabelecer um sistema de previsão de clima espacial mais confiável e amenizar os impactos sobre as comunicações por satélite.
Também está previsto para esta sexta-feira o lançamento do foguete de sondagem brasileiro VSB-30, que levará a bordo o experimento Cryofenix, desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES) e pela empresa Air Liquide Advanced Technologies. Considerada inédita, a pesquisa vai estudar o comportamento do hidrogênio líquido em condições de microgravidade no espaço.
A pesquisa vai auxiliar os cientistas no desenvolvimento das futuras evoluções dos motores do foguete europeu Ariane com combustível líquido.
Tanto o lançamento do VS-30/Orion quanto do VSB-30 precisou ser adiado várias vezes por conta das más condições meteorológicas em suas respectivas bases de lançamento. O VSB-30 será lançado da base de Esrange, a 200 quilômetros do Círculo Polar Ártico, na Suécia.
O foguete brasileiro foi desenvolvido em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão DLR, para atender a uma demanda do Programa de Microgravidade da ESA. Cerca de 80% dos componentes do foguete são fornecidos pela indústria espacial brasileira.
Pela programação de lançamentos da base de Esrange, o VSB-30 fará neste ano mais seis lançamentos de experimentos científicos europeus.
Fonte: Valor Econômico
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger