quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A Arte da Guerra - Introdução


Amigos leitores iniciando nossa série sobre "A Arte da Guerra" vamos conhecer um pouco sore o autor desta obra clássica e que ainda é valida hoje, mesmo após mais de Dois mil anos que foi escrita. Além disso podemos afirmar que seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana.

Seus ensinamentos alcançam todos os indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.


Conhecendo Sun Tzu

A única fonte que sobreviveu até aos nossos dias sobre a vida de Sun Tzu escrita no século II a.C. pelo historiador Ssu-ma Ch'ien, que o descreve como tendo sido um general que viveu no estado de Wu no século VI a.C.. No entanto a biografia não é coerente com outras fontes sobre o período, e tudo leva a crer que o livro teria sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C..

Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são concisas narrações de alguns fatos de sua vida.

Apesar das especulações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade. Segundo os especialistas, apenas Carl von Clausewitz se pode comparar, embora A Arte da guerra seja mais acessível à leitura. Mais do que um livro militar, A Arte da Guerra é considerado um livro filosófico.

Uma das histórias mais repetidas sobre Sun Tzu descreve o modo pelo qual ele empregava as "concubinas" para demonstrar, no palácio, ao rei, exemplos de manobras de combate e deslocamentos de tropas.

Sem sombra de dúvidas Sun Tzu foi um dos maiores generais que o mundo já viu. Era um homem que possuia uma visão apurada sobre o campo de batalha e todas suas variáveis. Um general que sabia o momento exato de empregar suas tropas, bem como o momento exato de recuar, tendo tido êxito pelo que se sabe em quase todas as campanhas as quais ele liderou. Sun Tzu viveu e morreu a mais de dois mil anos, mas conseguiu a imortalidade em sua obra, onde hoje é lido e estudado nos quatro cantos do mundo, tendo sido leitura de diversos generais que atuaram em conflitos modernos e lançaram mão de seus ensinamentos.

Com uma análise breve dos conflitos baseados na obra de Sun Tzu, podemos fácilmente identificar onde os Estados derrotados perderam a guerra. Em sua obra ele a dividiu em 13 capítulos, cada um abordando uma variável a ser estudada sobre a estratégia. Uma obra que hoje qualquer pessoa pode ter acesso, e se interpreta-la e aplicar seus ensinamentos, concerteza esta pessoa será bem sucedida nos negócios.

No próximo capítulo desta série especial do GeoPolítica Brasil você vai conhecer a obra deste grande general. Acompanhe e desfrute de uma grande fonte de sabedoria para sua vida.

Para facilitar o acompanhamento desta série, o leitor terá na barra lateral, nos marcadores a opção de acesso direto a esta leitura sob o título "A Arte da Guerra", onde você desfrutara de acesso a todas as postagens sobre esta obra clássica.

Desejo a todos uma boa leitura e um bom proveito destes conhecimentos.

Angelo D. Nicolaci
editor
Share this article :

4 comentários:

  1. Muito bom Angelo.

    Aguardarei!

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa Angelo, jà conheço esta obra pois tenho uma em casa, mas estou babando para ver a serie que colocaras no ar, aqui na net.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Angelo,

    muito legal.

    E como disse o Francoorp, ótima iniciativa (já havia te falado isso por email, mas volto a frisar).

    Aguardemos o restante.

    abração

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo apoio pessoal, em breve vou publicar mais uma parte da série, espero atender as expectativas de vocês, pois busco fazer um trabalho de fácil leitura, bem objetivo e que seja facilmente assimilado.

    Bom vamos ver se amanhã consigo publicar a 1ª parte desta série, pois como estou procurando objetividade sem perder a qualidade, isso exigirá um pouco mais de atenção e tempo.

    Mas vamos que vamos, mais uma vez obrigado pelo incentivo.

    Abraços amigos

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger