sábado, 16 de janeiro de 2010

Obama apresenta 'uma das maiores operações de ajuda da história americana'


O terremoto no Haiti originou "uma das maiores operações de ajuda" da história dos Estados Unidos, declarou neste sábado o presidente Barack Obama, ao lado dos antecessores George W. Bush e Bill Clinton, que foram encarregados de arrecadar recursos para as vítimas.

Os dois ex-presidentes aceitaram dirigir o "Fundo Clinton-Bush para o Haiti", anunciou Obama.

O presidente americano advertiu que a distribuição da ajuda no Haiti representa um "desafio enorme" para os socorristas e que ajuda ao pequeno país caribenho deve durar "meses e anos".

"Os Estados Unidos continuam unidos com o povo do Haiti", acrescentou Obama, que tem repetido diariamente os discursos públicos para informar os cidadãos americanos sobre as ações de seu governo para enfrentar o desastre no país caribenho.

"Ao unir esforços desta maneira, estes dois líderes enviam uma mensagem inconfundível ao povo do Haiti e ao mundo", destacou Obama em tom solene.

"Seguimos unidos com o povo do Haiti, que tem demonstrado tamanha capacidade de resistência, e ajudaremos na recuperação e reconstrução".

Os três presidentes pediram doações para as vítimas e para os esforços de resgate.

Ao mesmo tempo, o vice-presidente americano Joe Biden visitiou os líderes da comunidade haitiana em Miami e prometeu a ajuda de Washington ao país.

"Todos os recursos disponíveis no governo federal estão sendo colocados nisto e destinados a esta incrível crise", disse Biden.

Ele disse ainda que o presidente Obama sente um "profundo "compromisso" para ajudar os haitianos nesta tragédia.

"Da parte da administração digo a vocês que nosso coração está em dor por vocês. Esta não é outra operação de ajuda... é algo pessoal", completou Biden, para explicar como as autoridades da Casa Branca estão tratando a catástrofe no Haiti.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger