sábado, 16 de janeiro de 2010

Cuba está disposta a colaborar com os EUA pelo Haiti


Cuba manifestou a sua vontade de cooperar com os Estados Unidos para ajudar as vítimas do devastador terremoto no Haiti, permitindo a utilização de sua infraestrutura médica pelos norte-americanos, após abrir seu espaço aéreo para aviões com ajuda humanitária.

"Cuba está disposta a cooperar com todas as nações na área, incluindo os Estados Unidos, com o objetivo de ajudar o povo haitiano e salvar mais vidas", afirmou a diretora do Departamento de América do Norte da Chancelaria, Josefina Vidal.

Vidal, em declarações concedidas à AFP pelo gabinete de imprensa da Chancelaria, destacou, como parte dessa colaboração, a autorização de Cuba "de forma imediata após a solicitação" dos Estados Unidos para que sobrevoassem seu espaço aéreo a fim de acelerar a chegada de ajuda ao Haiti.

O acordo permitirá a realização de voos de evacuação médica a partir da base naval norte-americana em Guantánamo, sudeste da ilha, para Miami (sul dos Estados Unidos), encurtando cada voo em 90 minutos. A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton agradeceu o gesto.

Cuba autorizou os Estados Unidos a sobrevoarem seu espaço aéreo pelo menos uma vez na última década, após o atentado contra as Torres Gêmeas em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.

Vidal comentou que "Cuba tem a infraestrutura necessária" no Haiti para ajudar a socorrer as vítimas, e que médicos de outros países, incluindo os norte-americanos, podem usá-la.

Fonte: AFP

Nota do Blog: Seria muito bom se esta atitude de união fosse vista não apenas diante de catástrofes, mas definitivamente, pois precisamos aceitar as diferenças e buscar uma interação maior entre os Estados em busca de soluções para os reais problemas da humanidade.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger