quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Espanha apresenta hoje seu plano de governo para a UE


O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, comparece hoje perante o plenário do Parlamento Europeu e enfrenta o primeiro exame público do programa feito pela Espanha para a Presidência rotativa da União Europeia (UE), centrado na recuperação econômica.

Depois de um café da manhã com o presidente da Eurocâmara, o polonês Jerzy Buzek, Zapatero iniciará seu discurso perante o plenário, previsto para as 9h30 locais (6h30 de Brasília). Depois ouvirá respostas dos parlamentares, de maioria conservadora.

Será um discurso eminentemente econômico, mas Zapatero aproveitará a ocasião para insistir na gravidade da situação do Haiti após o terremoto e defender uma política de cooperação solidária e coordenada por parte da UE.

Sobre a crise econômica, segundo adiantaram fontes do Executivo, o espanhol vai defender a coordenação das políticas dos Estados-membros como única via para que a Europa concorra em um mundo globalizado.

Durante o semestre de presidência espanhola, deve ser aprovada a "Estratégia Europa 2020", na qual serão assinados os compromissos econômicos que guiarão os membros do bloco europeu nos próximos anos.

É aí que surgem as primeiras divergências com alguns dos parceiros, depois que Zapatero se mostrou a favor de estabelecer mecanismos que garantam o cumprimento desses objetivos e o ministro alemão de Economia, Rainer Brüderle, rejeitou publicamente o estabelecimento de sanções.

A política energética comum, as relações com os Estados Unidos, América Latina e os países do Leste da Europa e do Mediterrâneo são também prioridades da agenda.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger