quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti : Sarkozy vai conversar com Lula


O presidente francês, Nicolas Sarkozy "conversará nas próximas horas com o colega Lula e o primeiro-ministro (canadense Stephen) Harper" - uma decisão tomada durante um telefonema de Barak Obama esta noite.

Os presidentes americano e francês", junto com Brasil, Canadá e outros países diretamente envolvidos, decidiram trabalhar juntos, sem demora, na preparação de uma conferência internacional voltada para a reconstrução e o desenvolvimento do Haiti", anunciou há pouco uma nota do palácio do Eliseu.

A nota informa que Obama "chamou" o presidente francês "para falar sobre a situação no Haiti e sobre os esforços dos Estados Unidos e da France para secorrer as vítimas do terremoto".

"Os dois presidentes, determinados a enfrentar a urgência humanitária, comprometeram-se a coordenar estreitamente e a intensificar seus esforços em campo para salvar vidas, ajudar os feridos, procurar desaparecidos e levar assistência aos desabrigados", acrescentou a presidência francesa.

Fonte: AFP
Share this article :

1 comentários:

  1. Brasil, França, EUA e Canadá já demoraram demais para resolver de vez o problema do Haiti.

    E o problema lá é muito mais de natureza sócio-econômica que propriamente devido ao terremoto.

    Terremotos vão e vem, e em todo lugar tem (até rimou...hehe).

    O Problema do Haiti é outro, e esses 4 países tem obrigação de fazer isso.

    O Brasil tem obrigação, pois já que está liderando as forças da ONU, há um bom tempo, precisa ajudar o Haiti a andar com suas próprias pernas.

    França tem obrigação, pois o Haiti foi colônia francesa (aliás, o Haiti foi o primeiro país das Américas a abolir a escravidão, devido a Revolução Francesa...laços antigos, portanto).

    Os EUA tem obrigação, pois foi um dos responsáveis, devido a sistemáticas intervenções diretas na política do país e da região ao longo dos tempos, pela instabilidade política e social do Haiti, que se arrasta até hoje.

    E o Canadá vai de brinde. Não é responsável direto por nada. Mas tem obrigação moral com as Américas.

    abraços a todos

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger