quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Petrobras vai pesquisar uso de biocombustíveis na Antártida


A Petrobras vai trabalhar com pesquisadores da Estação Antártica Comandante Ferraz o uso de biocombustíveis em baixas temperaturas, uma contrapartida aos investimentos que a estatal fará em melhorias no recebimento de combustíveis pela estação.

Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a empresa vai investir R$ 3 milhões em um novo sistema de recebimento de combustíveis, basicamente óleos diesel e combustível, além de querosene de aviação.

Em parceria com a Universidade do Rio Grande, a Petrobras desenvolveu um sistema de linhas que levarão de maneira remota os combustíveis para a estação.

"Junto com a Universidade do Rio Grande, desenvolvemos carretéis grandes, com duas linhas. Uma ponta fica no navio e a outra nos tanques (com combustível), que são bombeados para os navios", explicou Costa.

O transporte dos combustíveis até a estação atualmente é feita por balsas, em viagens que, segundo Costa, levam muito tempo e sob o risco de vazamento, apesar de nenhum ter ocorrido por enquanto. A Estação faz parte do Programa Antártico Brasileiro (Porantar), criado em 1982, e que sempre teve o apoio da estatal.


Situação rigorosa

"Lá você tem as situações mais rigorosas do planeta. Hoje se usa diesel comum, se usar só biodiesel pode ter benefício? Vamos pesquisar", disse o executivo, que prevê ganhos ambientais com a troca do produto fornecido sem custos para a Marinha.

Em 2006 a Petrobras já havia aplicado R$ 10,5 milhões no programa para revitalizar a estação e viabilizar a Operação Antártica 25.

As pesquisas realizadas em um ambiente inóspito também poderão ser estendidas para outras utilizações, segundo Costa, em países com inverno rigoroso e até mesmo no pré-sal.

"Hoje não tem nada previsto (para o pré-sal), mas pode ser que tenha, se a Petrobras entender que isso será positivo", afirmou.


Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger