terça-feira, 24 de setembro de 2013

OTAN e Rússia fecham os céus aos terroristas

 
Têm início nesta seguda (23) os exercícios conjuntos da Rússia e da OTAN Vigilant Skies (Céus Vigilantes 2013) de combate ao terrorismo aéreo e que irão decorrer de 23 a 27 de setembro. Do lado da OTAN neles participam a Polônia, a Turquia e a Noruega. Durante os exercícios deverão ser praticadas missões práticas de intercepção e acompanhamento por caças de um avião com "criminosos" a bordo e a prevenção de um ataque terrorista.
 
Ainda há poucos anos era difícil imaginar que a Rússia e a OTAN poderiam realizar manobras conjuntas. Mas os tempos mudam e surgiram novas ameaças que obrigaram à união de esforços no combate a um mal como é o terrorismo aéreo, refere o analista Oleg Nechiporenko:
 
"Sem dúvida que neste momento já foi reforçada a cooperação internacional no âmbito das decisões legais e factuais do Conselho de Segurança da ONU que foram aprovadas depois dos acontecimentos nos EUA. É difícil prever que forma assumirá o terrorismo. Para isso se realizam este tipo de simulações. É positivo que os exercícios sejam internacionais e não ao nível de um só país. O fato de se alcançarem acordos para a realização desse tipo de iniciativas já de si contribui para a confiança mútua."
 
Os exercícios serão realizados em várias fases. Primeiro é verificado o funcionamento do sistema de trocas de informação no âmbito da Iniciativa para a Cooperação no Espaço Aéreo (CAI) do Conselho OTAN-Rússia. Depois terão início as missões de intercepção e acompanhamento.
 
O comando dos exercícios é realizado a partir dos centros coordenadores em Varsóvia e em Moscou. Toda a informação necessária lhes será enviada pelos seus postos de coordenação locais e estes, por sua vez, recebem-na dos centros de controle aéreo da aeronáutica civil.
 
No dia 24 de setembro, um avião comercial Tu-134 sequestrado por provaveis terroristas irá simular um aparelho em deslocação sobre o Mar Negro em direção à Turquia. Segundo o cenário dos exercícios, caças Su-27 da Força Aérea da Rússia e F-16 da Força Aérea Turca irão interceptar o avião sequestrado. No dia seguinte, um avião invasor irá partir da Polônia e será interceptado sobre o Mar Báltico por caças das forças aéreas da Polônia e da Rússia.
 
Qualquer atentado terrorista aéreo pertence à categoria dos mediáticos e, na maioria dos casos, resulta na morte de uma quantidade significativa de pessoas, sublinha o perito em situações de crise Lev Korolkov:
 
"A realização de exercícios permite às estruturas responsáveis pela segurança da navegação aérea coordenarem os seus esforços e encontrarem um entendimento entre si de uma forma mais rápida. Também permite preparar o pessoal encarregado dessa parte do tráfego aéreo. Essas situações devem ser simuladas, senão nós não conseguiremos elaborar o algoritmo para uma solução desse problema."
 
Na opinião dos peritos, os exercícios irão reforçar a prontidão dos sistemas de troca de informações entre a Rússia e os países da OTAN. Isso permitirá aumentar o nível de proteção contra ataques terroristas.

Fonte: Voz da Rússia
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger