terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coréia do Sul rejeita F-15 Silent Eagle

 
A Coreia do Sul decidiu nesta terça-feira (24) cancelar o negócio de 7,7 bilhões dólares com a Boeing Co., o único candidato remanescente do programa de modernização de sua força aérea, e disse que iria voltar a buscar opções para atender ao seu maior contrato de defesa.

O acordo para fornecer 60 avançados caças de combate visava substituir a envelhecida frota de F -4 e F -5 da Força Aérea e inicialmente atraiu propostas da Boeing , sua rival Lockheed Martin dos EUA e do consórcio aeroespacial europeu EADS.

A Boeing , ofereceu o F- 15 Silent Eagle, que terminado as avaliações foi o único candidato elegível após as propostas dos outros dois concorrentes em relação ao orçamento estabelecido Coréia do Sul, e a empresa estava para ser nomeada como vencedora nesta terça-feira (24) .

Mas a Administração do Programa de Aquisição de Defesa, aparentemente decidiu que o F- 15 não atende aos requisitos atuais da força aérea, especialmente à luz da ameaça nuclear da Coreia do Norte .

" A maioria dos membros da comissão ( DAPA ) concordaram em rejeitar o F-15 e reiniciar o projeto ", disse o porta-voz do Ministério da Defesa Kim Min- Seok .

Kim disse que a DAPA tinha tomado em consideração "a situação de segurança atual , o programa nuclear da Coréia do Norte e o rápido desenvolvimento da tecnologia de aviação . "

A posição da Coreia do Sul em relação aos custos, prevê que o preço da oferta não deve exceder os 7,7 bilhões dólares, aprovados pelo parlamento e uma grande fonte de preocupação em todo o processo de licitação .

No final de agosto , os sul-coreanos assinaram uma petição sugerindo uma revisão do procedimento de " irracional ", que eliminou o Lockheed Martin F-35 e o EADS Eurofighter Typhoon devido ao seu elevado preço.

Uma das principais críticas ao F- 15 SE era que ele não tinha as capacidades furtivas de outros caças modernos, como o F-35 .

"Há um consenso de que a Coreia do Sul tem que possuir um caça de quinta geração para deter a crescente ameaça representada pela Coreia do Norte ", disse Kim Min- Seok .

O governo disse que a intenção de reiniciar todo o programa a partir do zero depois de uma revisão completa incluiria uma reavaliação do orçamento.

"Acreditamos que todo o processo de revisão vai levar cerca de um ano ", disse Kim .
"Vamos acelerar o processo para certificar-se de que a lacuna em nossa defesa nacional seja reduzida ao mínimo ", acrescentou .

Uma equipe de funcionários do Ministério da Defesa , força aérea e agência de aquisição irá considerar várias alternativas , incluindo a alteração do número de jatos , ampliando a captação e combinação de diferentes tipos de aeronaves .

As necessidades de aquisições militares da Coreia do Sul , especialmente na força aérea, já esmagadora, e foram atendidas pelos fornecedores americanos no passado - um reflexo de sua aliança militar.

Mas as esperanças da EADS tinham sido levantadas em janeiro, quando a empresa anglo-italiana AgustaWestland venceu a gigante norte americana Sikorsky para um contrato de $ 567 milhões para o fornecimento de seis helicópteros para a Marinha da Coreia do Sul .

Em um esforço para adoçar a sua oferta mais cara , a EADS tinha oferecido um investimento de 2,0 bilhões de dólares em um projeto separado da Coréia do Sul para desenvolver seus próprios caças avançados, se o consórcio for escolhido .

A Lockheed Martin se ofereceu para apoiar o esforço da Coréia do Sul para desenvolver e lançar satélites de comunicações militares.
Fonte: GBN com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger