segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Novos tiros e explosões são ouvidos dentro de shopping no Quênia

 
Mais de 36 horas após a invasão do shopping center Westgate em Nairóbi, capital do Quênia, entre 10 e 15 supostos membros do grupo militante islâmico somali Al-Shabab permanecem entrincheirados dentro do prédio. Não se sabe ao certo quantos reféns ainda continuam em poder dos militantes.
Na manhã desta segunda-feira foram ouvidos muitos tiros e algumas explosões. O intenso tiroteio teria durado cerca de 15 minutos.
 
Segundo a agência de notícias AFP, um representante das forças de segurança quenianas disse que soldados do Exército tinham invadido o complexo.
A Cruz Vermelha queniana confirmou na noite de domingo que ao menos 69 pessoas morreram e 175 pessoas ficaram feridas em consequência do ataque de sábado.
Autoridades quenianas comentaram as dificuldades da operação de resgate, ressaltando que a segurança dos reféns é a maior prioridade dos agentes.
Um porta-voz das forças de segurança locais disse à BBC que estariam recebendo ajuda dos Estados Unidos e de Israel.
O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse no domingo que "os criminosos estão reunidos em um único local dentro do prédio". Ele acrescentou que as forças de segurança têm agora "boa chance de neutralizar os terroristas."
O presidente disse ainda que um de seus sobrinhos com a noiva estão entre os mortos no ataque.
Resposta
O grupo militante somali Al-Shabab afirmou ter realizado o ataque como uma resposta contra as operações militares do Quênia na Somália.
Cerca de 4 mil soldados quenianos estão no sul da Somália desde 2011, combatendo os militantes.
O shopping center Westgate é frequentado pela elite de Nairóbi e também é muito popular entre a comunidade estrangeira da cidade.
Entre os mortos, estão ao menos três britânicos, além de cidadãos de França, China, Gana, Holanda, África do Sul, Índia, Canadá e Austrália.
 
Segundo o correspondente da BBC Will Ross, que também está próximo ao shopping, será extremamente difícil para os militares invadirem rapidamente o shopping para atacar os militantes por causa dos civis ainda presos no local.
O Al-Shabab afirmou ter ao menos 36 reféns sob seu controle, mas a informação não foi confirmada por fonte independente.
Os atiradores entraram no shopping por volta das 12h (5h de Brasília) do sábado, atirando granadas e disparando com fuzis automáticos.
Centenas de frequentadores do shopping conseguiram fugir do local, mas alguns ficaram presos do lado de dentro.
O shopping realizava no sábado um evento infantil, levando a crer que haveria crianças entre os mortos.
 
Fonte: BBC Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger