terça-feira, 24 de setembro de 2013

China proíbe exportação de material para armas nucleares à Coreia do Norte

 
A China anunciou que proíbe exportar à Coreia do Norte qualquer material e tecnologia que possa servir para fabricar mísseis e armas nucleares, químicas ou biológicas.
A proibição engloba, entre outros, os sistemas de foguetes ou os componentes de detonadores nucleares, segundo a lista de 236 páginas tornada pública na segunda-feira pelo ministério do Comércio e por outras três administrações públicas chinesas. A medida foi tomada "em aplicação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas" que proíbem o fornecimento de armamento ao regime de Pyongyang, acrescentam.
O Ocidente denunciou em várias ocasiões que a China, única aliada de peso da Coreia do Norte, segue uma estratégia de obstrução sistemática na ONU para evitar medidas de retaliação severas contra Pyongyang.
A ONU adotou duas rodadas de sanções contra a Coreia do Norte em 2006 e 2009 depois que o regime realizou testes nucleares. As resoluções 1718 e 1874 proíbem o envio a Pyongyang de armamento pesado e tecnologia ou material que possam ser utilizados na fabricação de armas nucleares. As sanções foram reforçadas posteriormente em duas ocasiões.
 
Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger