segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Rússia e Geórgia tentam melhorar relação

 
O Vice-Chanceler russo, Grigory Karasin, e o enviado do primeiro-ministro da Geórgia para discutir as relações com a Rússia, Zurab Abashidze, conversarão na quinta-feira, 19, em Praga, sobre formas de melhorar as relações entre os dois países. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia informou em seu site que o encontro dará continuidade ao diálogo informal que começou em dezembro de 2012 sobre a aproximação nos campos onde um progresso diplomático é possível, como comércio, transportes , esfera cultural e humanitária , ciência e saúde.
 
De acordo com o comunicado, "os diplomatas também trocarão opiniões sobre as perspectivas para as relações russo-georgianas após as próximas eleições presidenciais na Geórgia, no dia 27 de outubro.
 
A Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia depois que as duas nações travaram uma breve guerra em agosto de 2008, envolvendo as regiões da Abkházia e da Ossétia do Sul. Após o conflito, o governo russo reconheceu a independência das repúblicas, apesar delas já as terem de facto. Tbilisi repetidamente acusou Moscou de ajudar os movimentos separatistas.
 
Os representantes do novo governo da Geórgia, da coalizão Sonho Georgiano, que chegaram ao poder após as eleições parlamentares em outubro de 2012, afirmaram que uma das prioridades da política externa do país é normalizar as relações com o governo russo. No entanto, o novo Primeiro-Ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, afirmou que a restauração das relações diplomáticas estaria ligada à questão da integridade territorial do país.
 
Fonte: Diário da Rússia
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger