sábado, 28 de setembro de 2013

J-10: Caça de terceira geração aguarda autorização para exportações


O J-10 uma aeronave da terceira geração desenvolvida na China, ainda não foi exportado devido à falta de licenças emitida pelas autoridades chinesas , Ma Zhiping , vice-presidente da estatal China National Tecnologia Aero Import & Export Corporation, disse quarta-feira (25).
Em resposta a relatos da mídia e as especulações que o J-10 foi exportado para o Paquistão , Ma Zhiping disse que ele pode afirmar que nem um único J-10 foi enviado ao Paquistão.
"A obtenção de uma autorização antes de exportá-lo é prioridade ", disse Ma as vésperas da 15th Aviation Expo/China 2013 em Pequin.
O país que lançou as bases do programa de pesquisa para uma nova geração de caças em 1984, viu sua primeira apresentação 14 anos depois . Tendo a nova aeronave chinesa entrado oficialmente em serviço apenas no ano de 2006.
" Podemos antecipar boas perspectivas para as exportações , já que muitos  clientes potenciais têm demonstrado grande interesse nele e fizeram perguntas sobre o preço. Muitos países asiáticos , Africanos e da América Latina , que incluem usuários de caças chineses , da ex -soviética e franceses, formam um uma clientela enorme " , disse Ma .
As chances são de que a exportação seja permitida e que certamente será significativa na abertura de um novo capítulo para a exportação de equipamentos militares da China , segundo Xu Zelong ,vice-diretor do jornal China Aviation News.
A exportação melhoraria a competitividade de mercado da China no comércio internacional de armas com outros países, como os EUA e a Rússia , que estão promovendo seus jatos de terceira geração, o F-15 , F16 , Su -27 e Su- 30 em todo o mundo , enquanto os clientes da China , em contrapartida, ainda estão usando a segunda geração J- 7 ou J -8, disse Zhongping Song, um crítico militar.
" A China tem agora a aeronaves  mais avançada  comoJ -11 e J -11B , e está desenvolvendo sua quarta geração de caças com o J -20 e J -31, e estão confiantes que exportar nossa tecnologia não levará a qualquer vazamento ", observou Song, acrescentando que também seria eficiente para testar a maturidade da tecnologia de seus produtos através da exportação .

Fonte:Global Times
Tradução e Adaptação: GBN - GeoPolítica Brasil - Angelo Nicolaci
Share this article :

1 comentários:

  1. Não é terceira geração....... é quarta........... o J20 e J31 são quinta.........

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger