quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Empresa chinesa ganha contrato bilhonário para defesa aérea na Turquia

 
Um negócio de bilhões de dólares, foi fechado nesta quinta-feira (26) pela Turquia com fins de adquirir um sistema de defesa aérea de mísseis de longo alcance de fabricação chinesa, uma escolha que pode impedir que o sistema seja integrado com a arquitetura existente da OTAN na Turquia.

Um contrato no valor de 3 Bilhões dólares foi concedido à Chinesa CPMEIC, fabricante do sistema anti-míssil e defesa aérea HQ-9 de longo alcance.

A Turquia estava fortemente inclinada em direção a um sistema chinês, segundo informou a “Defense News” em junho.

A decisão de adquirir o sistema, chamado de T-Loramids, a partir do concorrente chinês foi feito durante uma reunião quinta-feira do Comitê Executivo da Indústria de Defesa, que supervisiona as decisões de grandes aquisições e é presidido pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. O contrato foi inicialmente previsto para 4 bilhões, mas uma fonte oficial, disse  que o fabricante chinês havia reduzido sua proposta de cerca de 3 bilhões.

O T-Loramids consiste de um sistema de radar, lançadores e mísseis de interceptação. O sistema foi concebido para combater tanto aviões inimigos como também mísseis. A Turquia não tem sistemas de defesa aérea de longo alcance.

A CPMEIC disse que vai co-produzir o sistema com a participação de indústrias locais. Mas diplomatas e analistas alertam que a Turquia não pode ser autorizada a integrar o sistema Sino-Turco em seus ativos de alerta antecipado, em sua maioria de propriedade da OTAN.

Outros concorrentes para o contrato eram uma parceria da Raytheon e Lockheed Martin dos EUA, oferecendo o sistema de defesa aérea Patriot; a Rosoboronexport da Rússia, que ofereceu o S-300, e o consórcio ítalo-francês Eurosam, fabricante do SAMP / T Aster 30.
Fonte: GBN com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger