domingo, 29 de setembro de 2013

Israel diz ter capturado suposto espião do Irã em Tel Aviv

 
Israel anunciou neste domingo a prisão de um cidadão belga-iraniano que, segundo o Estado judaico, é suspeito de espionar o Irã. Ali Mansouri, 55, foi preso no dia 11 de setembro, ao chegar ao aeroporto de Tel Aviv.
 
Em comunicado, o Serviço de Inteligência Interior israelense, o Shin Bet, afirma que o suspeito foi preso com fotos da embaixada dos Estados Unidos na cidade e pretendia estabelecer relações comerciais em Israel para dar cobertura a atos de espionagem.
 
O serviço de inteligência disse que Mansouri, nascido no Irã, havia legalmente mudado de nome na Bélgica para Alex Mans e usou o seu passaporte belga para entrar em Israel. Ele teria visitado o Estado judaico duas vezes antes da prisão.
 
O anúncio coincidiu com o início de uma visita do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, aos EUA, e dois dias após a conversa histórica do presidente americano, Barack Obama, com o iraniano Hasan Rowhani. O programa nuclear iraniano é dos principais pontos em pauta de Obama e Netanyahu.
 
Israel e o Irã são fortes adversários. Israel, tido por muitos como o único país com poder nuclear no Oriente Médio, diz que os iranianos buscam desenvolver armas atômicas e ameaçou atacar o país persa. Teerã afirma que o seu enriquecimento de urânio é para fins pacíficos, mas mantém forte retórica contra os judeus.
 
Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger