Entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, a Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ) realizou uma auditoria no sistema de Garantia da Qualidade do Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN), localizado em Itaguaí. Esta ação faz parte do Programa de Auditoria da Garantia da Qualidade de 2025 e representa uma etapa essencial para o processo de licenciamento do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA).
O principal objetivo da auditoria foi verificar se a Autoridade de Projeto adota práticas de gestão da qualidade de maneira competente, imparcial e consistente, em conformidade com a Norma SecNSNQ-1201. Essa norma estabelece os requisitos a serem seguidos para a implementação de Garantia da Qualidade em meios navais com propulsão nuclear.
O ciclo de auditorias da SecNSNQ em 2025 já passou por diversas instituições envolvidas no programa nuclear naval. Em abril, a Itaguaí Construções Navais (ICN) foi avaliada; em maio, foi a vez da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep); em junho, do Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA); e em setembro, da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN).
Ainda para este ano, está prevista mais uma auditoria, que ocorrerá na Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha (DDNM), completando o ciclo de avaliações do programa. Essas ações reforçam o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança, a qualidade e a excelência tecnológica no desenvolvimento de submarinos nucleares.
GBN Defense - A informação começa aqui
com SecNSNQ
0 comentários:
Postar um comentário