O Exército Suíço anunciou que irá reforçar seus sistemas de defesa antidrones para proteger a infraestrutura militar, em resposta a um aumento recente nos avistamentos de drones na Europa. A medida foi tomada após testes de campo bem-sucedidos realizados durante o verão europeu.
O governo informou que o escritório federal de aquisição de defesa, armasuisse, recebeu a tarefa de priorizar a compra de sistemas capazes de neutralizar micro e mini drones, considerados os maiores riscos atuais.
Além disso, a armasuisse assinou acordos-quadro com três fornecedores de minidrones comerciais, acessórios e serviços, em contratos avaliados em cerca de 108 milhões de francos suíços (US$ 136 milhões). Os nomes das empresas contratadas não foram divulgados.
O anúncio ocorre após o ministro da Defesa suíço, Martin Pfister, se reunir com seu colega alemão para alertar sobre a crescentes ameaças de drones, que já provocaram interrupções significativas na Europa. Um exemplo recente foi o cancelamento e desvio de dezenas de voos no aeroporto de Munique, causados por avistamentos de drones durante a noite.
Segundo autoridades suíças, a aquisição desses sistemas visa garantir a proteção de bases militares e a segurança do espaço aéreo, alinhando-se a uma tendência global de maior atenção à defesa contra veículos aéreos não tripulados em infraestruturas críticas.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Reuters
0 comentários:
Postar um comentário