segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Força-Tarefa Afonsos realiza salto operacional em Boa Vista durante a Operação Atlas

Na manhã desta segunda-feira (6), militares da Força-Tarefa Afonsos realizaram um salto operacional sobre a região de Boa Vista (RR), em mais uma fase da Operação Atlas. A ação simulou uma infiltração aeroterrestre para a conquista de uma Cabeça de Ponte Aérea atrás das linhas inimigas, exercitando uma das mais complexas e estratégicas capacidades da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro.

A operação teve início ainda na madrugada, quando os 80 militares, provenientes do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista e de módulos de apoio de outras organizações da Brigada, se apresentaram na Base Aérea de Boa Vista para o processo de equipagem e planejamento da missão. Sob rigoroso controle de segurança, os mestres de salto conduziram a inspeção individual de cada integrante, enquanto a equipe de precursores paraquedistas e a tripulação da aeronave C-105 Amazonas alinharam, em briefing conjunto, todos os procedimentos de execução.

O lançamento foi realizado em duas decolagens, cada uma com quatro passagens sobre a zona de lançamento, permitindo a inserção precisa das tropas. O salto ocorreu no modo semiautomático, a partir de 1.000 pés de altitude (cerca de 304 metros). Nesse sistema, o acionamento do paraquedas é feito automaticamente por meio de uma fita de abertura conectada ao cabo de ancoragem da aeronave, garantindo maior regularidade, espaçamento entre os militares e segurança na sequência de saída.

Utilizando o paraquedas tático RZ-21, os paraquedistas realizaram a navegação aérea até o ponto de aterragem designado, reorganizando-se rapidamente no solo para estabelecer a cabeça de ponte aérea, posição vital que assegura o avanço e a sustentação das operações ofensivas em território controlado pelo inimigo.

O exercício reforça o alto nível de preparo, coordenação e interoperabilidade da tropa paraquedista brasileira, especialmente em ambiente amazônico, que impõe desafios logísticos e operacionais singulares. Ao empregar técnicas de infiltração aérea e consolidar posições estratégicas, a Operação Atlas evidencia a capacidade do Exército Brasileiro de projetar poder de combate de forma rápida e precisa, onde quer que seja necessário.

Com desdobramentos previstos para os próximos dias em diferentes eixos de atuação, a Operação Atlas segue em andamento, mantendo foco no aperfeiçoamento da prontidão operacional e na integração entre forças aeroterrestres e aéreas, elementos essenciais para o sucesso das missões modernas de assalto aeroterrestre.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger