segunda-feira, 2 de julho de 2018

Os heróis de ontem, hoje e sempre - 2 de Julho, Dia do Bombeiro


Nesta segunda-feira dia 2 de julho, comemoramos o Dia do Bombeiro, data que remete há 162 anos atrás, quando foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Nós do GBN News rendemos as justas homenagens aos homens e mulheres que compõe esta histórica e vital instituição. Não são poucos os atos de heroísmo praticados todos os dias por estes bravos heróis que pertencem ao Corpo de Bombeiros Militares nos diversos estados de nosso Brasil.

Seria muito injusto de nossa parte não lembrar esta data, homenageando os heróis que dia e noite estão sempre prontos a salvar vidas, seja combatendo incêndios, resgatando vítimas de acidentes, ou realizando busca e resgate de perdidos seja em terra ou no mar, não importam as circunstâncias ou o desafio, os bombeiros estarão sempre prontos para nos ajudar.

Esta data deve constar em nossos calendários, e todos deveríamos ao menos dar um simples obrigado a esses heróis "anônimos" que arriscam as suas vidas para proteger as nossas vidas.

Poucos lembram destes guerreiros até precisar deles, ou ouvir as estridentes sirenes pedindo passagem no trânsito rumo á mais uma ocorrência. Há alguns anos, tive a honra de estar lado a lado com esses bravos guerreiros, onde reivindicavam melhores salários e condições de trabalho, nada mais justo a estes heróis.

Além do combate á incêndios, os bombeiros atuam em diversas situações, seja em meio a catástrofes naturais ou desabamentos e acidentes, eles ainda desenvolvem vários projetos sociais e educativos.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Uma curiosidade histórica é que antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, havia um sinal realizados com o badalar dos sinos que era o sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio afim de debelar o fogo.

Hoje em todo Brasil, temos unidades de bombeiros preparados e equipados para lidar com as mais variadas ameaças e cumprir seu dever de salvar vidas. 

Estendemos a todos nossos heróis um muito obrigado por seu sacrifício diário em prol da salvaguarda da vida.

"A coragem do bombeiro se resume, não a ausência de medo, mas a capacidade destes homens de superá-lo para cumprir com seu dever, mesmo que para isso tenham de por em risco a própria vida para que outros possam viver, se isso não é coragem, não sei o que seria...", Angelo Nicolaci, jornalista e editor do GBN News.

Bombeiros Militares de todo Brasil, Parabéns pelo seu dia, nossos heróis!


GBN News - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger