sábado, 21 de julho de 2018

Homenagem aos 145 anos de Alberto Santos Dumont, o "Pai da aviação"

Há 145 anos nascia no dia 20 de julho de 1873 um brasileiro que conquistaria lugar em uma importante página da história da humanidade. Alberto Santos Dumont, nascido nascido na antiga Palmira, hoje cidade que leva seu em Minas Gerais. Uma história que nos orgulha, e se resume em um adjetivo a este brilhante inventor, "Pai da Aviação". Sim, nós temos o orgulho de ser compatriotas do homem que pela primeira vez realizou um voo controlado em uma aeronave mais pesada que o ar.

Foi nos céus da França, para ser exato, no dia 23 de outubro de 1906, o jovem inventor brasileiro ganhou as manchetes mundiais e colocou seu nome na história, realizando com sua aeronave, o famoso 14Bis, que voou cerca de sessenta metros a uma altura de pouco mais de dois metros no Campo de Bagatelle, na ilustre cidade de Paris.  Mas no dia 12 de novembro, vinte dias após o feito, Santos Dumont repetiu a façanha, desta vez diante de uma multidão de testemunhas, percorrendo 220 metros a uma altura de 6 metros com o 14BisSendo os primeiro voos da história homologados pelo Aeroclube da França, atestando o sucesso do primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, sendo a primeira demonstração pública de uma aeronave levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento ou auxílio de uma catapulta, como o que defendem os norte americanos e o suposto feito dos irmãos Wilbur e Orville  Wright, fato que não possui nenhuma comprovação de seu sucesso, diferente do feito brasileiro nos céus de Paris.

Muitos desconhecem alguns capítulos da história de nosso pioneiro do ar, mas sabe-se que Santos Dumont estava há época dividido entre dois projetos, estudando duas soluções para o voo do mais pesado que o ar. Em 3 de janeiro de 1906, inscreveu-se no Prêmio Deutsch-Archdeacon e nesse mesmo mês iniciou a construção de um helicóptero, mas desistiu do engenho no dia 1 de junho, em razão do mau rendimento das correias de transmissão. Com isso se empenhou no desenvolvimento do 14Bis e foi consagrado o Pioneiro da Aviação.

A versão que Santos Dumont sempre foi contrário ao emprego militar de aviões contrasta com seus escritos, onde de fato Santos Dumont chegou a persuadir o presidente da república para o incremento das atividades militares, tanto da Marinha do Brasil, como do Exército Brasileiro. 

Em seu livro, "O Que Eu Vi, O Que Nós Veremos", Santos Dumont transcreveu cartas de sua autoria enviadas ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil (como se chamava o Brasil à época), em 1917, onde falava sobre o atraso da indústria aeronáutica militar no Brasil, salientando a necessidade da instalação de campos de pouso militares tanto do Exército como da Marinha. Destacava ainda que o assunto não era tratado com a atenção devida, sendo que na Europa, nos Estados Unidos da América e mesmo na América do Sul, no caso na Argentina e no Chile, o tema já era amplamente desenvolvido.

Albert Santos Dumont, um brasileiro que enche de orgulho toda nação, onde hoje comemoramos,mesmo postumamente, o dia que veio ao mundo esse brilhante brasileiro, tendo escrito na história seu nome e dando ao brasileiro um herói, um exemplo, que nos dias de hoje ainda reflete sua imagem nos grandes feitos de brasileiros que como ele fazem o Brasil voar mais alto, tendo conquistado um lugar de destaque no munda da aviação, onde contamos hoje com a Embraer, uma empresa que guarda a tradição de inovação, garra e conquista que afloraram lá nos idos do século passado com Alberto Santos Dumont.

O GBN  News rende as justas homenagens ao nosso Herói brasileiro e patrono de nossa aviação, apoiando a disseminação do seu feito através dos anos e aos quatro cantos deste mundo, lembrando que "com catapulta até tijolo vira avião, mas a conquista dos céus é feito de Santos Dumont".

Neste fim de sábado e domingo, dias 21 e 22 de julho, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ), promove das 8 às 20 horas o evento em comemoração aos 145 anos do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont. A atividade conta com programação de shows aéreos e atrações musicais, além de infraestrutura de alimentação e entretenimento, O ponto alto será a exibição em voo das réplicas das aeronaves 14-Bis e Demoiselle. Uma grande oportunidade de lazer e cultura para toda a família.

O GBN News apoia e estará presente fazendo a cobertura deste importante evento do nosso calendário, trazendo a você leitor um conteúdo ímpar, contando com a parceria com Canal Arte da Guerra e novidades em nossa nova plataforma no Youtube, o GBN News Channel.

Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança

GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger