sábado, 7 de julho de 2018

Exército Brasileiro adquire viaturas HEMTT M984-A2

O Exército Brasileiro confirmou a aquisição de dez viaturas HEMTT (Heavy Expanded Mobility Tactical Truck) M984-A2 8x8 da Oshkosh Defense via FMS, o negócio esta avaliado em 10 milhões de dólares, incluindo neste valor as dez viaturas, peças de reposição, treinamento das equipes e suporte técnico, além de toda despesa de despacho das viaturas para o Brasil.

A viaturas HEMTT M984-A2 8x8, são especializadas na recuperação de veículos, oferecem potência e desempenho em condições extremas para cumprir as missões de recuperação de veículos mais difíceis. Apresenta capacidade de manobra para atravessar qualquer tipo de terreno e pode recuperar veículos de até dez toneladas, estejam elas na lama, areia ou em cursos d’água.

O HEMTT M984-A2 8x8 já possui um longo histórico com as forças norte americanas, tendo sido produzidos milhares destas viaturas entre o inicio dos anos 90 e o ano de 2001. A viatura conta com sistema ABS, controle de tração e suspensão pneumática, possui direção fácil em qualquer tipo de terreno, motorizados com um Detroit Diesel 8V92TA V-8 versão DDECIV que desenvolve 445 cv. Sua cabine blindada possibilita transportar uma equipe de resgate pronta a operar o sistema de recuperação. O equipamento padrão utilizado pelas forças norte americanas inclui um guincho de recuperação de duas velocidades, sistema de recuperação de veículos com capacidade para 11.340 kg montado na traseira e um guindaste de manuseio de materiais. O guincho de autorrecuperação com capacidade de 9.072 kg é instalado como padrão nas viaturas M984, e provavelmente deve ser este modelo que equipará as viaturas do Exército Brasileiro.

As viaturas serão utilizadas pelo Exército Brasileiro como  Viaturas Blindadas Especializadas de Socorro (VBE-Soc) em apoio as unidades mecanizadas, representando um significativo ganho em capacidade logística e de apoio, devendo ser empregadas principalmente em apoio às viaturas blindadas Guarani 6×6.


GBN News - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger