terça-feira, 1 de novembro de 2016

O superavião invisível a radares com que a China quer mostrar seu poderio militar

Foi um sobrevoo de apenas 60 segundos. Mas o ensurdecedor barulho do motor dos dois caças deixou boquiabertas todas as autoridades presentes - além de disparar os alarmes dos carros em um estacionamento próximo e arrancar aplausos do público que os via pela primeira vez.
Foi dessa forma que a China apresentou oficialmente ao mundo seu avião de combate até então secreto, o Chengdu J-20.
Esses jatos invisíveis a radares sobrevoaram a feira aérea de Zhuhai, na província de Guangdong - o maior evento de fabricantes e compradores de aviões da China.
Os J-20 só haviam sido apresentados antes a blogueiros.
Correspondentes interpretaram a presença das aeronaves como um sinal do desejo de Pequim de modernizar e melhorar suas capacidades militares.
O presidente Xi Jinping busca fortalecer as Forças Armadas chinesas, enquanto também assume uma postura mais firme na região, especialmente nos mares da China meridional e oriental.
O J-20 foi desenvolvido e construído pelo grupo Chengdu Aircraft Industries, uma subsidiária da Corporação da Indústria de Aviação da China.

Poderio militar


Alguns compararam o novo avião com o caça Raptor F-22, da Lockheed Martin, usado pela Força Aérea dos Estados Unidos.
Bradley Perret, analista da indústria que escreve para a publicação Aviation Week, disse que o caça é "um claro passo adiante na capacidade de combate da China".
Imagens não oficiais de um protótipo do J-20 registradas por observadores em 2010 provocaram discussões sobre o equilíbrio de poder na região.
Ainda não se sabe se os meios de comunicação e os executivos estrangeiros serão autorizados a ver o J-20 de perto para decifrar suas capacidades e sua efetividade - alguns observadores questionaram sua invisibilidade a radares.
Entretanto, especialistas dizem que a China está aprimorando o desenho de suas aeronaves com a esperança de competir com Washington.
Y-20

Grande antecipação

A Exposição Internacional Aeroespacial e de Aviação da China, conhecida também como Airshow China, se tornou o maior evento deste tipo no mundo.
Como o país deve se tornar o maior mercado de aviação do mundo na próxima década, superando os Estados Unidos, o show é uma oportunidade para que Pequim mostre suas ambições tanto na aviação civil como na militar.
Embora empresas de todo o mundo estejam expondo na feira, são as novas aeronaves e armas chinesas que receberam a maior atenção no primeiro dia do evento.
O avião de carga e transporte estratégico Y-20 foi apresentado em meio aos mais avançados sistemas de armas chineses - poucas nações dispõem de uma capacidade real de transporte estratégico, que permite enviar tropas rapidamente para travar combates longe de suas fronteiras.
AG-600
Também espera-se uma amostra do avião anfíbio AG-600, o maior de seu tipo no mundo, que provavelmente será utilizado em missões de busca e patrulha nos mares territoriais da China.
E podem ser apresentados ainda o bombardeiro Xian H-6K e o novo helicóptero de ataque Z-10K.

Fonte: BBC Brasil
Share this article :

1 comentários:

  1. Esses jatos invisíveis a radares sobrevoaram a feira aérea de Zhuhai, na província de Guangdong o maior evento de fabricantes e compradores de aviões da China.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger