A crítica devido ao preço
elevado do Dassault Rafale para Índia tem aguçado o foco público sobre as
negociações com os franceses para estender a venda do caça além das 36 unidades
planejadas pela Força Aérea da Índia.
O ministro da Defesa
indiano Manohar Parrikar alimentou as especulações sobre o tamanho final do
contrato para os caças Rafale em 31 de maio, quando ele disse que os caças
franceses eram "muito caros" e já não havia um plano para comprar um
total de 126 Rafales.
Mas o presidente da
Dassault Aviation, Eric Trappier, disse que o acordo para 126 caças "está
em discussão", embora tenha admitido que o progresso é lento.
"A Força Aérea da
Índia precisa de muito mais do que 36 aviões", disse Trappier.
"Há uma necessidade
imediata de 36 caças. As negociações para fornecer 126 caças estão bastante
lentas.
"Eles têm uma
exigência operacional urgente que não permite o tempo necessário para
configurar a licença, então eles pediram 36 caças rapidamente", disse o
chefe da Dassault.
A Índia tem vindo negociar
a compra de 126 Rafales no âmbito do programa Medium Multirole Combat Aircraft
(MMRCA) depois de bater o Eurofighter Typhoon na seleção em 2012.
O futuro desse negócio é
incerto após o anúncio inesperado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi durante
uma visita a Paris em 10 de abril, que a Índia queria 36 caças para entrega
imediata fora da linha de produção da Dassault.
Modi citou que a "necessidade
operacional é crítica" para comprar os Rafales na condição fly-away.
Trappier disse que espera
que o determinado acordo seja assinado até o final do ano.
A observação do ministro
da Defesa indiano sobre o alto preço era compreensível, disse um especialista
em defesa francês.
Além do preço unitário
fly-away, há o "preço real" que inclui o suporte e equipamentos, como
um banco de ensaios, ferramentas de manutenção, manuais e simuladores de
treinamento. O suporte técnico é executado por centenas de milhões de euros e
um custo separado do fornecimento de peças de reposição e da aeronave.
As negociações para as 36
unidades podem ter revelado o custo potencial, após o anúncio da compra
planejada de Modi.
Segundo o analista
aeroespacial norte-americano Richard Aboulafia diz que as sugestões indianas
sobre o Rafale ser muito caro.
"Quando a Índia fala
sobre o preço alto, que não é crível porque o LCA (Aeronave de Combate Leve) e
o Sukhoi Su-30MKI são enormes devoradores de dinheiro. A Índia tem várias
centenas de Su-30MKI, e eles são mais baratos do que um Rafale, mas custam
muito mais caros para operar e manter ", disse ele.
"O Rafale não é mais
caro do que o Eurofighter e a única coisa que é menos onerosa é o Super Hornet
ou o F-16", disse Aboulafia.
Trappier espera prosseguir
as negociações para as vendas além dos 36 caças, com alguma produção local com
subcontratados indianos escolhidos pela Dassault, informou a Reuters no mês
passado.
Um dos grandes obstáculos
para o negócio original de 126 aeronaves foram os termos para a participação da
estatal Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL).
Uma seleção de
subcontratados indianos por parte da empresa francesa que opera como
contratante principal seria desvendar o plano anterior na qual a HAL seria a contratante
e principal empresa na configuração local.
Para a Dassault um único
contratante principal é visto como um retorno ao acordo de compensação externa
convencional em vez de um plano mais ambicioso para transferir tecnologia a um
contratante local principal, disse um executivo da indústria.
Este último seria
consistente com a campanha "Na Índia", destinado a aumentar a
capacidade industrial doméstica.
A Dassault se recusou a
comentar.
Um porta-voz do Ministério
da Defesa francês se recusou a comentar as observações do ministro da Defesa
indiano.
Funcionários do Ministério
da Defesa indiano recusaram a dizer se o pedido de propostas para 126 aeronaves
de 2007 esta morto e enterrado junto com a proposta de produção na Índia
produzindo os Rafales com a HAL.
Aboulafia, porém, avalia
ainda que a aquisição de caças Rafale além das 36 unidades que está sendo
negociada é quase garantida.
"Trinta e seis é o
ponto inicial para a Hindustan Aeronautics, que é a grande obstrução para o
negócio e recebe o Rafale para a estrutura da força indiana", disse
Aboulafia.
"Se para a Índia, 36
caças não é suficiente. O custo para operar 36 novos caças é enorme. As Compras
suplementares são muito menos caras. Então, comprando 36 caças você garante as
aquisições suplementares, mas a HAL fica fora do caminho ", disse ele.
"Então, o caminho à
frente para este negócio é comprá-lo em blocos", disse ele.
"Você tem uma situação
em que a concorrência se depara com caças russos ou nacionais que não estão
funcionando. Se eles não receberem os Rafales, o que eles compram, mais Su-30
que mantêm a rotina de quebra e realmente custa muito? Que iria prejudicar sua Força
Aérea, ou comprar a aeronave nacional, o que não tem evoluído, ou você comprar
algo que vai funcionar bem ", disse Aboulafia.
Analistas indianos, no
entanto, estão divididos quanto ao que o futuro parece com o Rafale no serviço
da Força Aérea da Índia.
Mas Vivek Rae, o
ex-diretor-geral do Ministério da Defesa indiano de aquisição, disse que é
tarde demais para começar a olhar novamente para outras plataformas.
"O Rafale atende às
especificações da IAF e foi selecionado após um processo de avaliação
esgotante. Foi uma decisão bem ponderada pela IAF e o Ministério da Defesa. Não
há qualquer possibilidade de reconsideração nesta fase. A IAF precisa comprar a
mesma plataforma no futuro, para economizar custos de manutenção e operacional
", disse ele.
Seja qual for o resultado
do debate sobre o Rafale, oficiais da Força Aérea estão procurando uma decisão
rápida sobre como aumentar a frota de caças da IAF, que segundo um oficial da
Força Aérea descrito como "criticamente baixa."
Srinivasapuram
Krishnaswamy, Ex-Marechal do Ar aposentado e ex-chefe do serviço na IAF, disse,
"A Força Aérea tem uma escassez significativa de aeronaves de combate. Os
números são bem inferiores aos adequados e continuam a diminuir, com as
aeronaves mais antigas sendo aposentadas. Considerando a baixa taxa de indução
, IAF pode levar mais de uma década ou duas para chegar a sua força adequada
", diz ele
De acordo com um relatório
do painel parlamentar da Índia lançado em dezembro, a força de caças da IAF é
baixa para 25 esquadrões com uma força que necessita de 45 esquadrões.
Fora os 25 esquadrões, 14
estão equipados com aeronaves de fabricação russa MiG-21 e MiG-27, que
começarão a se aposentar a partir deste ano até 2024.
Discussões recentes
começaram a reavaliar se a Força Aérea precisa de mais aviões de combate
multirole médio ou uma única aeronave monomotor para substituir os caças MiG-21
e MiG-27 da frota, disse uma fonte do Ministério da Defesa.
Bharat Karnad, professor
de estudos de segurança nacional no Centro de Pesquisa Política, disse que uma
possível solução poderia ser a de usar um número maior de aeronaves monomotoras
“Tejas” da HAL.
"O LCA ou Tejas-1 /
Mk-II seria muito melhor para cumprir com as missóes de combate de curto
alcance e de defesa aérea hoje desempenhadas pelo MiG-21, do que o
excessivamente caro Rafale", disse ele.
GBN com agências de notícias
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