sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Relator da ONU pede que Coreia do Norte pare de desviar recursos para Exército


O relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Coreia do Norte, Vitit Muntarbhorn, pediu nesta quinta-feira ao regime de Pyongyang que pare de desviar os recursos do país para as Forças Armadas e atenda às necessidades dos norte-coreanos que passam fome, que seria um terço da população.

"O país não é pobre. O volume de suas exportações no ano passado foi de vários bilhões de dólares. Por isso, a pergunta é: para onde foram os recursos?", questionou Muntarbhorn na entrevista coletiva que concedeu após apresentar um relatório à Assembleia Geral das Nações Unidas.

O acadêmico tailandês atribuiu a desnutrição na Coreia do Norte à política do "Exército primeiro" adotada pelo regime comunista, que, na hora de definir o Orçamento, prioriza as necessidades do aparato militar norte-coreano.

"Eu defendo a política do 'povo primeiro', no lugar da do 'Exército primeiro', que conduziu à nuclearização, à militarização e aos desequilíbrios orçamentários", afirmou o relator.

Segundo Muntarbhorn, pelo menos "um terço" dos cerca de 24 milhões de norte-coreanos enfrentam o problema da desnutrição, apesar de as condições meteorológicas este não terem causado danos à agricultura do país.

O tailandês disse ainda que a falta de recursos limita a assistência do Programa Mundial de Alimentos (PMA) a 1,4 milhão de pessoas, enquanto os norte-coreanos que precisam de ajuda nutricional para viver são mais de 8 milhões.

Fonte: EFE

Nota do Blog: Interessante se formos fazer uma comparação, enquanto lá eles deixam de dar ao povo para suprir o exército, aqui eles tiram do exército para dar aos corruptos.
Eu acredito que devemos ter um equilíbrio no que diz respeito ao investimento dos recursos nacionais. Temos que balancear, pois se não houver equilibrio acaba ocorrendo o caso da Coréia do Norte ou do Brasil.
Uma ilustração: equilibre uma régua na mão, depois tente por uma borracha em qualquer uma das pontas, o que ocorre? A régua cai; Mas tente coloca-la no meio sobre seu dedo, assim ela manterá o equilibrio. O que eu quis dizer? Simples, nenhum extremo é positivo, sempre leva a uma queda que pode ser muito dura e as vezes até irreverssível.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger