segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Coreia do Norte constrói sua maior base de lançamento de mísseis


Coreia do Norte concluiu a construção de uma nova base de lançamento de mísseis, a maior e mais sofisticada do país, informou nesta segunda-feira a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita fontes de alto escalão. Segundo a agência, o país tem condições de disparar projéteis intercontinentais a partir da nova base.

Pyongyang demorou anos para terminar a construção da base de Dongchang-ri, que, segundo as fontes da yonhap, tem todo o material e estrutura necessários para o lançamento de grandes mísseis e é três vezes maior que a base de Musudan-ri --a partir da qual a Coreia do Norte lançou em abril passado diversos foguetes.

Da nova base, afirma a agência, podem ser lançados mísseis intercontinentais com um alcance de 5.000 quilômetros.

Dongchang-ri fica a 200 quilômetros ao oeste de Pyongyang e a 70 quilômetros da usina nuclear de Yongbyon, que o regime comunista afirma estar reativando após ter iniciado em 2007 sua desativação em prol do diálogo multilateral por sua desnuclearização.

Segundo a Yonhap, a conclusão da nova base representa um avanço no desenvolvimento do programa de mísseis balísticos norte-coreano e um sinal de que o país não vai desistir de seu programa apesar das duras sanções e pressão internacional.

Durante o ano, a Coreia do Norte lançou mais de dez mísseis a partir da base de Musudan-ri, na Província setentrional de Hamgyeong.

Os mais recentes lançamentos foram no começo de outubro, como parte de exercícios militares de rotina. Segundo uma fonte do governo de Seul citada pela Yonhap, os cinco mísseis eram do tipo terra-terra KN-02 com um alcance de 120 quilômetros.

O regime comunista tem centenas de mísseis de curto alcance, com a habilidade de atingir a capital sul-coreana, Seul, e outros centros urbanos em seus arredores --onde moram cerca de 25 milhões de pessoas.

A Coreia do Norte é proibida, por resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), de lançar mísseis balísticos, mas não há acordos internacionais que proíbem o regime de testar mísseis de curto alcance.

A resolução não impediu o regime de realizar diversos testes de lançamento de mísseis balísticos nos últimos meses e um teste nuclear, em 25 de maio passado.

A medida levou o Conselho de Segurança a aprovar mais um pacote de sanções e um embargo comercial e de armas contra a Coreia do Norte em junho passado. Alguns analistas dizem que as provocações fazem parte da estratégia norte-coreana de fortalecer sua posição momentos antes de entrar nas negociações com os países.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger