sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Oito aeronaves participam de buscas por avião da FAB que desapareceu


A FAB (Força Aérea Brasileira) informou na manhã desta sexta-feira que oito aeronaves estão trabalhando nas buscas pelo avião C-98 Caravan, da Aeronáutica, que desapareceu na manhã de ontem quando fazia o trajeto Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM). De acordo com o órgão, 11 pessoas embarcaram no avião --sendo sete passageiros e quatro tripulantes.

Segundo nota divulgada pela FAB, as buscas prosseguiram durante toda a madrugada com um helicóptero do Exército e a aeronave de reconhecimento R-99, que possui um sensor para varredura térmica --mesmo modelo usado nas buscas pelo avião da Air France que caiu no oceano Atlântico em maio deste ano. Apesar dos esforços, não foi localizado nenhum sinal da aeronave.

Desde a manhã de hoje, as buscas foram reforçadas e contam com sete aeronaves da FAB e uma do Exército. Entre as aeronaves utilizadas estão dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião saiu de Cruzeiro do Sul e deveria pousar em Tabatinga às 10h15, horário local (ou 12h15, horário de Brasília). O avião tem capacidade para até 14 passageiros e um tripulante.

De acordo com a FAB, o Salvaero (Serviço de Salvamento Aéreo) recebeu o ELT (sinal de emergência) emitido pela aeronave 58 minutos após a decolagem. "Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas", disse a FAB, em nota.

Mais de cem militares participam da operação de resgate, sendo que 36 militares --entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate--, foram deslocados para a localidade, informou o órgão. Uma base das operações de buscas será montada na cidade de Cruzeiro do Sul, de onde o avião partiu.

Entre os passageiros há funcionários da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que participam de uma missão de vacinação do Ministério da Saúde. A Funasa, porém, ainda não confirmou quantas pessoas da corporação embarcaram na aeronave.

De acordo com a Funasa, os funcionários participam da "Operação Gota", que tem como objetivo vacinar as "populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso". A ação, segundo o órgão, atinge cerca de 3.700 indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.


Fonte: Folha

Nota do Blog: Esperamos que o avião sinistrado seja logo encontrado, e pelo visto veremos mais uma vez um show de capacidade de nossa FAB operando seus R-99 em mais essa missão de busca.
Nós do blog esperamos que a FAB encontre sobreviventes desse acidente aéreo
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger