
O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, pediu ao Japão nesta quarta-feira que respeite os acordos sobre as bases americanas no arquipélago e advertiu que Washington só está disposto a aceitar "mudanças pequenas" na prevista reorganização de suas tropas.
Gates se reuniu hoje em Tóquio com o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e o titular da Defesa, Toshimi Kitazawa, a quem instou aplicar "com rapidez" o acordo alcançado em 2006 sobre a reorganização da base militar dos EUA na cidade de Futemma (Okinawa).
O pacto estabelece que as tropas desdobradas no local seriam transferidas à cidade de Nago, também em Okinawa, mas menos povoada que a primeira.
No entanto, o novo governo japonês assinalou que estudará a reorganização das tropas para fora de Okinawa ou, inclusive, fora do Japão, algo que os EUA rejeitam.
Gates advertiu que, se as tropas de Futemma se transferem para fora de Okinawa, as terras que atualmente ocupa a base não seriam devolvidas ao Japão, informou a agência local "Kyodo".
"Nossa postura é clara. A mudança das tropas de Futemma (dentro de Okinawa) é o eixo de nossos planos de reorganização", assinalou o secretário de Defesa dos EUA em entrevista coletiva após sua reunião com Kitazawa.
O acordo de 2006 também contemplava a mudança de parte das tropas que se encontram no Japão à ilha de Guam, algo que Gates também condicionou à reorganização da base de Futemma nas condições estabelecidas no pacto.
Já o ministro japonês de Defesa expressou sua esperança de que os EUA "compreendam os esforços" que o Japão está realizando em relação à reorganização das bases e ressaltou que é importante resolvê-lo o mais rápido possível.
O primeiro-ministro do Japão é partidário de manter a aliança com os Estados Unidos mas com uma relação "mais equilibrada".
Além da questão da reorganização das bases, Hatoyama anunciou que o Japão porá fim a sua missão logística de apoio às tropas americanas no Afeganistão em janeiro.
Fonte: EFE
Nota do Blog: Interessante o fato que os americanos se veem no direito de não devolver terras do Japão em território japonês. E Uribe ainda esta querendo deixar que os EUA criem bases em seu território.

.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário