segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Líder supremo do Irã se opõe ao diálogo direto com os EUA


O líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, se opôs a iniciar um diálogo direto com os Estados Unidos, revelou o vice-presidente do Parlamento iraniano, Mohmad Reza Bahonar.

Em declarações divulgadas no domingo pela agência "Ilna", o deputado argumentou que a opção não faz parte das políticas do Irã.

"Certas pessoas chegaram a enxergar a abertura de um diálogo formal com os EUA, mas o assunto deve ser aprovado pelo Conselho de Segurança e pelo líder supremo", advertiu.

"Atualmente, a nossa estratégia está fundamentada na ausência de negociações", lamentou o vice-presidente do Parlamento, um crítico das políticas do atual presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad.

As declarações do deputado contradizem o ocorrido há duas semanas na cidade Suíça, onde iranianos e americanos conversaram com membros do denominado Grupo 5+1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha).

Teerã e Washington romperam os laços diplomáticos em abril de 1980, depois de estudantes islâmicos atacarem a embaixada americana na capital iraniana.

Logo após a chegada à Casa Branca, o presidente, Barack Obama, anunciou a disposição de escrever um novo capítulo nas relações entre as duas nações.

O Irã pediu a Washington, no entanto, que peça perdão pelos erros do passado.

"O presidente Obama fez discursos positivos, mas depois atuou de forma contrária as declarações", criticou Rahimi, em entrevista à televisão "PressTV".

O primeiro vice-presidente referiu-se às negociações em Genebra e ressaltou que o Irã não se deixasse pressionar pela comunidade internacional.

"A nação iraniana e o Governo não se sentem atingidos pela pressão exercida sobre o Irã. Esperamos que os ocidentais entendam que não podem adotar uma diplomacia dominante", disse

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger