domingo, 25 de outubro de 2009

Líderes da Ásia-Pacífico debatem um modelo de integração para a região


A IV Cúpula da Ásia Oriental começou hoje na cidade tailandesa de Hua Hin com o debate de um modelo de integração que responda aos desafios econômicos e sociais da região.

Austrália, Mianmar (antiga Birmânia), Brunei, Camboja, China, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura, Tailândia e Vietnã fazem parte deste fórum.

O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, disse no sábado que os Estados Unidos deveriam desempenhar um papel destacado no futuro bloco da Ásia Oriental, embora não tenha especificado em que sentido.

"É prematuro demais discutir que países serão membro desta comunidade que acabou de se formar", afirmou o porta-voz do governo japonês, Kazuo Kodama, em Hua Hin.

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, propôs outro tipo de fórum na Ásia-Pacífico que inclua os Estados Unidos, para responder com maior eficiência perante uma eventual crise.

Os líderes também discutirão um futuro tratado de livre-comércio de alcance regional, assim como a coordenação dos esforços de resposta a desastres naturais, como os tufões, terremotos ou tsunamis que castigam periodicamente a região.

A violação dos direitos humanos em Mianmar (antiga Birmânia) perdeu protagonismo nesta cúpula, onde a crise econômica e a mudança climática ganharam relevância.

Em comunicado conjunto, os dez países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), China, Coreia do Sul e Japão pediram para a Junta Militar birmanesa para acelerar as reformas democráticas e comemoraram o compromisso dos generais de realizar em 2010 eleições "livres, justas e plurais".

A Asean é integrada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã, uma comunidade de 580 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) combinado de US$ 1,5 trilhão.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger