sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Abbas convoca eleições palestinas para 24 de janeiro


O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, convocou eleições presidenciais e legislativas para 24 de janeiro de 2010 no conjunto dos territórios palestinos, anunciou seu gabinete nesta sexta-feira.

"O povo palestino está convocado para eleições presidenciais e legislativas em Jerusalém, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, que serão realizadas no domingo, dia 24 de janeiro".

"O presidente e os membros da comissão eleitoral central, e todas as partes envolvidas estão convocados a aplicar as disposições do decreto".

O movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, rejeitou a decisão de Abbas, afirmando que a convocação de eleições é "ilegal e inconstitucional".

Segundo o Hamas, o decreto é um "duro golpe para os esforços egípcios" visando à reconciliação palestina.

O porta-voz do Hamas em Gaza, Fawzi Barhum, denunciou a "tentativa deliberada de Abu Mazen (Abbas) de promover a divisão e roubar a cena palestina".

Pela constituição palestina, Abbas deve proclamar a data das eleições gerais três meses antes de sua realização. Em 24 de janeiro de 2010 termina o mandato de quatro anos do Conselho Legislativo Palestino (CLP, Parlamento da Autoridade Palestina), eleito em 2006.

O Hamas derrotou nas eleições de 2006 seu principal adversário, o Fatah, dirigido por Abbas.

O presidente palestino, eleito em janeiro de 2005, concluiria seu mandato em janeiro de 2009, mas teve a missão prorrogada por um ano pela Autoridade Palestina em virtude da lei que determina a realização das eleições legislativas e presidenciais simultaneamente.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger