terça-feira, 27 de outubro de 2009

Obama diz que não vai apressar decisão sobre reforço de tropas no Afeganistão


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta segunda-feira não "apressar a decisão solene" de enviar mais tropas para lutar no Afeganistão, enquanto avalia opções militares sobre o que fazer em relação a uma guerra que está indefinida após oito anos de combates.

"Eu não vou arriscar suas vidas, a menos que seja absolutamente necessário", disse Obama a homens e mulheres integrantes da Marinha em Jacksonville, na Flórida. Ele prometeu uma "missão clara", com metas definidas e os equipamentos necessários para fazer o trabalho.

Obama, que está no processo de avaliação das alternativas apresentadas pelo Pentágono, que incluem vários níveis de aumento de tropas, falou sobre o mais recente exemplo dos perigos e sacrifícios enfrentados no Afeganistão --as quedas de helicópteros que mataram 14 americanos, no pior dia para a missão dos EUA em mais de quatro anos.

"Catorze americanos deram as suas vidas. E as nossas orações estão com esses membros do serviço, os seus colegas civis e as famílias que os amavam", disse Obama. "Eles estavam dispostos a arriscar suas vidas, neste caso para evitar que o Afeganistão se torne novamente um refúgio seguro para a [rede terrorista] Al Qaeda e seus aliados extremistas."

A visita de Obama à instalação militar aconteceu depois que ele se reuniu na Casa Branca com a sua equipe de segurança nacional para a sexta conferência sobre o futuro da guerra.

Na semana passada, a Casa Branca rejeitou a acusação do ex-vice-presidente Dick Cheney (2001-2009) de que Obama está "hesitando" na revisão da estratégia no Afeganistão e que precisa mandar mais tropas para o país.

"A Casa Branca deve parar de hesitar, enquanto as forças armadas dos EUA estão em perigo", disse Cheney. "É hora de o presidente Obama fazer o que é preciso para vencer uma guerra que ele tem repetidamente, e com razão, chamado de uma guerra de necessidade".

O governo está debatendo se envia dezenas de milhares de soldados a mais para o país, enquanto o governo afegão está se mobilizando para realizar uma em 7 de novembro o segundo turno da eleição presidencial entre o presidente Hamid Karzai e o ex-chanceler Abdullah Abdullah. O segundo turno será disputado depois que monitores internacionais apontaram fraude na primeira votação, o que levou à anulação de votos que garantiam a vitória de Karzai no primeiro turno.

Mas Obama não apontou que caminho seguirá. Pesquisas de opinião mostram enfraquecimento do apoio público ao esforço de guerra. Integrantes do próprio partido de Obama, o Democrata, estão divididos sobre o envio ou não de mais soldados. Obama está debatendo se deve seguir o conselho de seu comandante militar no Afeganistão, general Stanley McChrystal, que quer enviar no mínimo mais 40 mil soldados dos EUA.

"Eu nunca vou apressar a decisão solene de enviar vocês a um caminho que não é seguro", disse ele. O presidente disse que se o envio for necessário, vai dar o máximo apoio às tropas. "Porque vocês merecem a estratégia, a missão clara, as metas definidas, bem como o equipamento e o apoio de que vocês precisam para realizar seu trabalho", disse Obama, prometendo que não deixará ser criada uma situação em que as tropas no terreno não tenham o apoio da população.

Emoldurado por dezenas de marinheiros com uniforme branco, Obama ficou em um palco sob uma enorme bandeira americana.

"Estando aqui, vocês se unem a uma longa e ininterrupta linhagem de serviço em Jacksonville aviadores navais da Segunda Guerra Mundial à Coreia e ao Vietnã, entre eles um grande patriota chamado John McCain", disse o presidente, se referindo ao seu adversário na eleição presidencial de 2008. O senador McCain foi piloto da Marinha e prisioneiro de guerra no Vietnã. A família McCain viveu em Jacksonville durante vários anos enquanto ele era prisioneiro dos vietnamitas, e após a libertação ele morou na cidade, trabalhando no comandando de um esquadrão.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger