segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EUA investirão 46 milhões em bases da Colômbia


Os Estados Unidos poderão gastar 46 milhões de dólares para melhorar a base militar colombiana de Palanquero, que ambos os países devem utilizar conjuntamente, sempre e quando isso não implicar em estabelecer tropas permanentes, segundo o orçamento da Defesa consultado pela AFP.

O Congresso americano aprovou quinta-feira passada o orçamento 2010 do Departamento de Defesa, que chegou a 680 bilhões de dólares.

Este orçamento, ainda pendente da assinatura do presidente Barack Obama, estabelece, entre outros assuntos, as quantias da luta contra o narcotráfico e a insurgência, e concede fundos para operações e construções militares no estrangeiro.

O Departamento de Defesa disporá de 46 milhões de dólares para a base de Palanquero (180 km a oeste de Bogotá), segundo uma subseção do título 23 da lei.

"A quantia, no entanto, não poderá ser desembolsada até 15 dias depois da data na qual o secretário de Defesa (Robert Gates) certifique (...) que se chegou a um acordo com o governo da Colômbia que garanta acesso e uso das infraestruturas na base aérea", destacou o texto de lei consultado pela AFP no site internet do Senado.

Igualmente, o texto destacou: "O acordo não fornece nem autoriza o estabelecimento de uma instalação militar ou base dos Estados Unidos para o estacionamento permanente de Forças Armadas americanas na Colômbia".

Washington e Bogotá completaram em agosto um acordo, que despertou muita controvérsia na região, que permitirá durante 10 anos aos Estados Unidos operarem em ao menos sete bases militares do país andino.

O ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, está em Washington em visita oficial para abordar aspectos deste acordo, que prometeu tornar público.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger