sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avião da FAB que sumiu emitiu sinal de emergência 58 minutos após decolagem



O avião C-98 Caravan da FAB (Força Aérea Brasileira) --que desapareceu na manhã desta quinta-feira na região da Amazônia-- emitiu um sinal de emergência 58 minutos após decolar de Cruzeiro do Sul (AC), informou o Comando da Aeronáutica. Onze pessoas --sendo sete passageiros e quatro tripulantes-- embarcaram na aeronave, que seguia para Tabatinga (AM).

Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião deveria pousar em Tabatinga às 10h15, horário local (ou 12h15, horário de Brasília). De acordo com a FAB, as buscas pelo avião serão mantidas durante a madrugada.

"Com base nas informações do ELT [sinal de emergência] e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas", disse a FAB, em nota.


Entre os passageiros há funcionários da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que participam de uma missão de vacinação do Ministério da Saúde.

De acordo com a Funasa, os funcionários participam da "Operação Gota", que tem como objetivo vacinar as "populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso". A ação, segundo o órgão, atinge cerca de 3.700 indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.

Em nota, a FAB informou que as buscas noturnas serão realizadas pela aeronave de reconhecimento R-99, que possui um sensor para varredura térmica --mesmo modelo usado nas buscas pelo avião da Air France que caiu no oceano Atlântico em maio deste ano.

Um helicóptero HM-3 também permanece à procura da aeronave durante a madrugada.

"Não temos informação que a aeronave caiu", informou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. "As operações de busca foram iniciadas quando perdeu-se contato com a aeronave".

Segundo o Ministério da Defesa, a aeronave foi desenvolvida para transporte de pequenas cargas em distâncias curtas, e vem sendo utilizada no Brasil desde 1987.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger