quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Detenção de supostos "espiões" agrava crise entre Colômbia e Venezuela


A tensão das relações entre Venezuela e Colômbia aumentou depois da detenção de supostos "espiões" colombianos em território venezuelano e uma situação na extensa fronteira comum que analistas consideram como "explosiva".

A falta de entendimento entre os Governos dos dois países levou a uma "maior insegurança" na zona fronteiriça, já que "não há um trabalho conjunto de cooperação", disse à Agência Efe o analista político Carlos Romero, para quem esta é a mais grave consequência da maltratada relação.

"É terra de ninguém", disse Romero, segundo o qual a atual situação permite o trânsito de pessoas "irregulares" de todos os grupos, aumentando a insegurança e a violência em uma região já complicada nesses temas.

Para o analista, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, está "determinado a não cooperar com a Colômbia", mas também não existe vontade por parte de seu colega colombiano, Álvaro Uribe, para abrir caminhos de solução.

"Ninguém quer começar a dialogar. Cada um está calculando seus interesses", afirmou Romero.

Neste contexto, o analista considera que a captura de dois supostos agentes do Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DAS, inteligência colombiana), confirmada ontem à noite por Chávez em declarações à emissora estatal "Venezolana de Televisión" ("VTV"), não tem tanta importância.

O presidente venezuelano disse que os dois supostos agentes do foram detidos "fazendo espionagem" e que serão "julgados" em tribunais da Venezuela.

Dois dias antes do anúncio da "captura", oito cidadãos colombianos, assim como um peruano e um venezuelano, foram mortos na fronteira entre Colômbia e Venezuela.

Essas dez pessoas tinham sido sequestradas, junto com outras duas, no dia 11 de outubro enquanto jogavam futebol. Os sequestradores não foram identificados até agora.

Um dos reféns sobreviveu e está em uma clínica venezuelana sob fortes medidas de segurança, enquanto a Polícia investiga se um corpo encontrado hoje no estado venezuelano de Táchira corresponde ao outro colombiano até agora considerado como desaparecido.

Em um discurso nesta quarta-feira, o presidente venezuelano não falou sobre os supostos funcionários colombianos detidos.

No entanto, Chávez convidou seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, a se juntar "à luta pela paz da Colômbia, em vez de estar comandando sete bases militares" como "uma boa forma de ganhar" o Prêmio Nobel da Paz que lhe foi concedido neste ano.

Chávez reiterou que o acordo militar entre Bogotá e Washington, que prevê o uso de sete bases militares colombianas por parte de tropas americanas, "é uma ameaça contra nós (Venezuela) e contra os povos da América do Sul".

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger