domingo, 25 de outubro de 2009

Chávez chama Ministro da Defesa colombiano de "retardado mental"


O presidente venezuelano Hugo Chávez disse no domingo que o ministro da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, é um "retardado mental" por criticar os esforços da Venezuela na luta contra o narcotráfico. A declaração pode deixar ainda mais tensa a relação entre os países vizinhos.

Silva garantiu nesta semana que existe um "tráfego livre" de aviões a serviço do narcotráfico saindo da Venezuela em direção à América Central e aos Estados Unidos.

"Eu acho que ele é no mínimo um retardado mental, deve ser retardado mental", disse o líder venezuelano durante a transmissão do seu programa semanal de rádio "Alô, Presidente".

Chávez congelou este ano as relações com a Colômbia e ordenou uma diminuição no comércio com seu segundo maior parceiro, por considerar que o plano de Bogotá de reforçar a cooperação militar com Washington é uma ameaça para sua "revolução socialista".

"Mas não, não, ele (Gabriel Silva) sabe o que está fazendo. Ele está seguindo instruções do império, porque na Colômbia não mandam os colombianos, na Colômbia manda o império ianque", acrescentou Chávez.

O governo venezuelano garante que a apreensão de carregamentos de drogas e a prisão de chefes do narcotráfico aumentaram desde 2005.

Mas Washington vem criticando os esforços de Caracas na luta contra o tráfico de drogas. E o Relatório sobre Drogas da ONU deste ano estima que 40 por cento da cocaína colombiana que chega na Europa passou pela Venezuela.

Por sua parte, o governo de Alvaro Uribe defende que o acordo com os EUA, que permite o uso de sete bases militares colombianas por tropas norte-americanas, reforçará a luta contra o narcotráfico.

Fonte: Reuters

Nota do Blog: As tensões entre Venezuela e Colômbia estão aumentando, declarações de ambas as partes alimenta a possibilidade de um conflito entre estes dois Estados. Recentemente o caso do assassinato de jogadores colombianos em solo venezuelano gerou um grande mau estar.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger