segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Proteção de Autoridades, Dignitários e Testemunhas.


Com bastante freqüência ouça a mesma pergunta: Qual a diferença entre o Curso de Proteção de Executivos e o Curso de Proteção de Autoridades. Na realidade a Técnica destas proteções são basicamente a mesma, se diferenciando, especialmente, no armamento utilizado. Vejamos então as principais características do tema em exposição: Proteção de Autoridades, Dignitários e Testemunhas, sem entretanto, e é claro, esgotar o assunto.

O que precisamos entender, para oferecer uma Boa Proteção, é saber quem é o ‘Protegido’, qual a sua real necessidade de uma escolta armada, e de onde vem a ameaça. A partir daí conceituar o sentido de Proteção, Executivo, Autoridade, Dignitários, Testemunhas. Selecionar e preparar os Operacionais envolvidos nas atividades de ‘campo’ e de ‘inteligência’. Equipamentos, armamentos, viaturas, Mapa Operacional e uma bem montada Sala de Comando e Controle, além de outros por menores que devem ser pensados, testados e revisados, sempre que for necessário e em períodos pré-determinados. Tai um bom começo.

Fica certo que na Proteção de Executivos, o armamento utilizado por seus Agentes de Proteção Pessoal Privada, é limitado aos calibres permitidos por legislação própria, sendo comum o uso de .38 para revólveres, .380 para pistolas e .12 para espingardas, além de os Operacionais, serem, obrigatoriamente ‘funcionários’ de uma empresa especializada em prestar esse tipo de serviço, podendo também ser orgânica, sem deixar de incluir aí um veículo de grande potência e blindagem de nível A3, para o VIP e sua Equipe, é claro.

Já na Proteção de uma Autoridade, podendo ser esse serviço caracterizado como institucionalizado, ou não, os indivíduos envolvidos nesta atividade estão subordinados a uma hierarquia. P. ex. a escolta do Governador do Estado é feita por membros da Secretaria de Segurança Pública. Policiais Civis e Militares selecionados para essa atividade e preparados através de Cursos institucionais específicos para atender essa Missão. Homens Especiais para Missões Especiais!

Esse tipo de serviço deve ser feito, em regra,
por Operacionais da própria Instituição que a
autoridade preste o ser serviço ou pertença, mais
também aceita Operacionais Especializados de
outras Agências. O importante é que esse Grupo
tenha uma seleção rigorosa na hora da escolha
dos membros do Time. Seleção, instrução, e
treinamento sério e constante são importantes
para manter sempre o grupo atualizado das novas
técnicas e táticas de Proteção de Autoridades,
sendo esse o único momento onde a ‘pessoa’
está acima de sua própria autoridade!
Pensando assim, podemos sugerir na formação destes Operacionais, os seguintes tópicos, que reunidos numa instrução contínua e sequencial, resultará num Time Tático na Missão de Proteger.

Então, resumiremos aqui, as matérias mais básicas e que não podem faltar, podendo ainda, dependendo da realidade do ‘VIP’, ser retirado, acrescentado, aumentado qualquer dos tópicos.

Orientamos iniciar pela identificação do Objetivo da Instrução: Qualificar – formando, especializando e treinando – os recursos humanos que integram ou que irão integrar as Equipes de Proteção Especializada; identificar quais equipamentos, armamentos, munições, e não letais estarão a disposição, além dos veículos, suas características, potência, etc.

Justificativa: Devido ao cargo que ocupam, Autoridades Públicas estão sob atual e iminente risco de morte por ação do Crime Organizado em todas as suas formas.

Aplicações: Selecionar, Preparar e Treinar Grupos de Operacionais ligados direta e indiretamente à Proteção de Autoridades, Dignitários e Testemunhas, capacitando-os nas atividades que exigem conhecimentos estratégicos, técnicos, operacionais e de inteligência.

Matérias: Psicologia Aplicada; Técnicas de Abordagem; Técnicas de Trabalho em Equipe; Comunicação Operacional; Direção Defensiva e Tática; Condicionamento Físico; Direitos Humanos e Ética; Gerenciamento de Crises; Suporte Básico da Vida; Inteligência e Contra-Inteligência; Uso Progressivo da Força, Armamento não Letal; Armamento, Munição e Tiro; Legislação Específica e Atualizada, etc.


Cássio Holanda, Palestrante e Conferencista, é Especialista em Segurança, possui mais de 20 anos de atividade na área de Treinamento, Assessoria e Consultoria em Segurança, com formação Superior em Investigação e Perícia e Cursos Táticos nas mais renomadas Instituições Operacionais do Brasil.
E-mail:[email protected], tel (21) 9976-7654
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger