
A Índia lançou no dia 26 de julho de 2009 , seu primeiro submarino nuclear, mas como todo desenvolvimento tem seus problemas, e esse projeto apresentou um intrigante problema, o reator não coube dentro do casco. Seria cômico se não tivesse custado milhões aquela nação.
Mas daí onde entra uma parceria do Brasil com a Índia? Devem estar se perguntando. Justamente neste fato, temos reator mas não possuimos casco, e nosso acordo com a França é limitado quanto a transferência de construção de um Submarino Nuclear, limitando-se apenas ao casco.
Para complementar nossa base de desenvolvimento e queimar etapas no projeto, seria muito interessante unirmos esforços com a Índia para solucionar os problemas no desenvolvimento de um submarino nuclear, sendo ambas as nações potências emergentes.
Pela ótica estratégica, é interessante possuir uma diversificada fonte de conhecimento tecnológico e parcerias em projetos tão vultosos.
Gostaria de propor a você leitor que expresse aqui sua opinião a respeito desta abordagem, vamos discutir este tema tão importante.

.jpg)


Seria interessante,mas claro fico com um pé atras.
ResponderExcluirNão sei das verdadeiras capacidades dos ìndianos em criar sistemas,sofwares e etc para ser integrado em um sub tão moderno.Nunca ouvi comentarios sobre as verdadeiras capacidades das Fragatas ìndianas.
Outra coisa,a industria bélica índiana é por "tradição" corrupita,junta aqui e la ja viu...
Alias,até sobre a estrutura do Sub,os ponta de série,até de países tradicionais de construção de sub's tem diversos problemas,fico pensando na ìndia e Brasil.
ResponderExcluirabraços
Não vejo problemas na união do Brasil com a Índia para desenvolver esse submarino; parece-me até mais viável do que os acordos com a França. Dos 5 países que detem a tecnologia do submarino nuclear nenhum deles ousou queimar etapas na construção como o Brasil; essa união seria unir forças para o desenvolvimento integral. Melhor que a velharia do Scorpène, é construir uma tecnologia original, pois na qualidades de países emergentes India e Brasil precisam mais do que nunca alcançarem a independência tecnológica.
ResponderExcluirE para quem acha que não vai dar certo dada a "desorganização" de ambas as nações; digo-lhe que é melhor entrar em acordos com beneficios bilaterais em que os riscos implicam aprendizado, do que fazer alianças unilaterais e adiquirir sucatas européias.
Brasil + Índia = Bom submarino nuclear
*Sim, nós podemos*
;)
Tenham uma boa semana!