quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasil aguarda aval dos EUA para doar UH-1H à Bolivia


O Brasil ainda não tornou efetiva a doação de cinco helicópteros para a Bolívia lutar contra o narcotráfico, oferecidos há seis meses, porque primeiro deve ter a permissão dos Estados Unidos, os donos da tecnologia, informou nesta quinta-feira o presidente boliviano, Evo Morales.

"Esses helicópteros [UH-1H] têm tecnologia norte-americana e é preciso pedir permissão aos Estados Unidos para que os brasileiros possam doá-los a nós", explicou o presidente, ao assinalar que as aeronaves teriam o objetivo de vigiar a fronteira binacional de 3.100 km, pontos nevrálgicos do comércio de cocaína e tráfico de armas.

Os cinco helicópteros Huey foram oferecidos por Brasília em abril passado pelo próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, por ocasião de sua visita a La Paz.

Morales recordou que os Estados Unidos já vetaram a venda à Bolívia de cinco aviões de combate de fabricação tcheca porque as aeronaves tinham componentes americanos.

Fonte: Folha

Nota do Blog: Em minha opinião é um absurdo nós dependermos do aval de outra nação para decidir se podemos ou não doar um bem nosso a outra nação, ainda mais sendo um meio que já não esta no "estado da arte", e que não possui nenhum grande avanço tecnológico que pode definir um conflito entre o país ao qual vamos doa-lo e qualquer um de seus vizinhos. Ainda mais que os meios vão ser disponibilizados naquele país para combater o narcotráfico, que é uma das mazelas de nosso continente e precisa de meios capazes de reprimir tal ato ilícito em nossas fronteiras.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger