Entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), localizado em Taubaté, realizou o Programa de Treinamento em Emergências, utilizando o moderno Simulador de Voo Flight Training Device (FTD). A iniciativa teve como objetivo aprimorar a preparação de militares da Aviação do Exército para situações críticas durante operações aéreas.
O simulador FTD, altamente avançado, permite a reprodução segura de diferentes cenários de risco, possibilitando aos pilotos avaliar todas as fases do voo, desde a decolagem até o pouso, incluindo a tomada de decisões rápidas e a coordenação com a tripulação e equipes de apoio no solo. Segundo o CIAvEx, o equipamento oferece um ambiente realista para treinar respostas a emergências, como falhas de sistemas aeronáuticos e adversidades climáticas.
Durante o programa, os militares participaram de instruções detalhadas que incluíram:
-
Simulação de falhas de sistemas de aeronaves;
-
Procedimentos de tomada de decisão em situações críticas;
-
Coordenação efetiva entre tripulação e equipes de apoio em solo.
O treinamento não apenas aprimora a capacidade técnica dos pilotos, mas também reforça a cultura de segurança e a eficiência operacional da Aviação do Exército, garantindo que os militares estejam prontos para enfrentar situações imprevistas com rapidez e precisão.
A Aviação do Exército desempenha papel fundamental em todo o território nacional, fornecendo aeromobilidade à Força Terrestre e apoiando diversas missões. Entre elas estão operações de resgate, assistência em calamidades públicas e transporte de pessoas, feridos, cargas, mantimentos, água, roupas e itens essenciais à sobrevivência em situações de emergência.
O CIAvEx reafirma, assim, seu compromisso com a excelência no preparo de seus militares, utilizando tecnologia de ponta para simular cenários reais e garantir a capacidade de resposta imediata diante de qualquer desafio aéreo.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário