O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) iniciou, no dia 1º de setembro, o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Atuação em Áreas de Conflito (EPJAIAC). Até o dia 5, 31 profissionais de imprensa de todas as regiões do País participam de atividades que os preparam para atuar com segurança em ambientes hostis, no Brasil ou no exterior.
Originalmente criado para correspondentes de guerra em cenários internacionais, o curso foi adaptado para atender à realidade brasileira, onde jornalistas muitas vezes enfrentam riscos em coberturas de conflitos sociais, desastres naturais e operações de segurança.
Para o coordenador do estágio, Coronel Amilton Fernando Barbosa Moleta, a iniciativa é essencial para fortalecer a atuação da imprensa em situações de risco: “O objetivo do EPJAIAC é capacitar os profissionais de imprensa a atuar em áreas ou ambientes hostis. O retorno dos participantes de todas as regiões do País tem sido extremamente positivo”.
O programa inclui atividades práticas fundamentais, como combate a incêndio, primeiros socorros em situações críticas e procedimentos em áreas suspeitas de minas terrestres. O objetivo é fornecer ferramentas que permitam aos jornalistas reduzir riscos e agir com mais segurança em campo.
Entre os participantes deste ano está o fotógrafo documental Francisco Proner, que já cobriu conflitos e crises humanitárias em países como Ucrânia, Líbano e Peru, além de operações militares no Brasil. Para ele, o curso é uma oportunidade de transformar experiência em preparo técnico: “O que eu espero desse curso é justamente descobrir novas formas de me proteger para poder desempenhar melhor meu papel na fotografia e no jornalismo”.
O EPJAIAC também é referência para a formação de profissionais que atuam em imprensa especializada em defesa e segurança. Em 2019, o editor do GBN Defense, Angelo Nicolaci, participou do estágio, adquirindo conhecimentos que hoje fortalecem sua atuação como analista e repórter de temas estratégicos.
Com essa iniciativa, o CCOPAB reforça seu compromisso em preparar a imprensa brasileira para atuar com segurança em contextos de crise, valorizando o papel essencial da comunicação em ambientes de risco.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário