sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Vem aí: "IV Regata a Remo da Aviação Naval"

Em homenagem aos 102 anos da Aviação da Marinha, o Comando da Força Aeronaval promove no próximo dia 15 de setembro, a "IV Regata a Remo em Escaler de São Pedro da Aldeia", uma das etapas do XVIII Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler, competição de Remo Escaler realizada pela Marinha do Brasil que equivale ao Circuito Estadual da modalidade no Rio de Janeiro.

Os escaleres são embarcações a remo e a vela, onde os a motor denominam-se "Baleeiras" no Brasil, de proa fina ou redonda (caso das baleieiras, mais largas) e popa quadrada. Possuindo de três a seis bancadas, baleeiras tem oito, podendo ser de voga ou de palamenta. Os escaleres de voga são aqueles que possuem dois remos por bancada, já os escaleres de palamenta são aqueles que possuem apenas um remo por bancada. Os escaleres inicialmente eram usados para serviços leves no porto e "salva mares", as baleeiras a motor em ligação de navios, no caso de cabos de abastecimento, quando não cabe o chamado "tiro de ligação e salva", possuindo um casco construído de madeira em um tipo de construção chamado de costado trincado, com as tábuas de madeira sendo colocadas sobrepostas umas as outras. Nos dias atuais, os escaleres tem sido construídos na forma de costado liso, sendo em sua maioria construídos em fibra de vidro, sendo que geralmente os escaleres tem as cores do navio e as baleeiras na cor laranja para melhor localização.

O evento ocorrerá no próximo dia 15 de setembro, a partir das 8h:30 na Praça Hermógenes Freire da Costa - Praça das Águas. Haverá competições nas modalidades: Feminino, Aspirante, Sub 24, Misto, Veterano e Sênior.

A entrada é gratuita, não perca a chance de conhecer um dos esportes mais antigos do Brasil, venha e traga toda família!



"Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente"


GBN News - A informação começa aqui
Um evento promovido pela BAeNSPA
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger